Seminário debate Transporte Público de Qualidade com a presença do Movimento Passe Livre (MPL)
O evento, que acontece no dia 6 de setembro, na ADUFC, contará, além do MPL, com a participação do ex-secretário de Transportes de São Paulo, Lúcio Gregori, da professora da UFC, Marta Bastos e de entidades locais.
A crise no transporte público e a questão da mobilidade humana serviram de estopim para as manifestações populares ocorridas no Brasil nos últimos meses. Como definir um novo modelo de transporte que envolva o debate amplo com a sociedade? É possível? Essas e outras questões motivam a realização do seminário “Transporte Público e Direito à Cidade”, que acontecerá no dia 6 de setembro, a partir das 9 horas, na sede da ADUFC. O evento, uma realização da ADUFC Sindicato, SINTUFCe, Movimento dos Conselhos Populares (MCP), RENAP e Fórum de Mobilização da UFC, visa a construção de um diálogo sobre a mobilidade urbana no Brasil e na cidade de Fortaleza.
Dentre os convidados estão Marcelo Hotimsky, integrante do Movimento Passe Livre (MPL) de São Paulo; o ex-Secretário de Transportes da Prefeitura de São Paulo, Lúcio Gregori; a professora da UFC, Marta Bastos e o integrante do Fórum Permanente em Defesa do Transporte Público, Rafael David. A discussão tem relação com as atuais manifestações de rua, que eclodiram especialmente nos meses de junho e julho, mas que ainda continuam a exigir transporte de qualidade, questionando os modelos excludentes, a supremacia do transporte individual, a falta de transparência nos gastos públicos e o sucateamento dos serviços.
A programação se inicia às 9h, com o debate “O transporte coletivo que temos e o transporte público que queremos”, com a presença do engenheiro Lúcio Gregori, idealizador do Projeto Tarifa Zero e de Marta Bastos, professora do Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC. A atividade da manhã seguirá até às 12 horas.
À tarde, o evento continua discutindo o Passe Livre. Das 14 às 17h, o tema do debate é “A Luta pelo Passe Livre no Brasil”, com a participação de Marcelo Hotimsky, integrante do MPL de São Paulo e Rafael David, membro do Fórum Permanente em Defesa do Transporte Público. Já às 17h30min, a programação segue com a exibição do Documentário "Impasse", sobre a luta pelo Passe Livre. Finalmente, às 19h, inicia-se a atividade cultural. Estudantes, docentes, servidores, sociedade civil organizada, estão todos convidados.
Saiba mais:
O Movimento Passe Livre foi criado em 2005 reivindicando um sistema de transporte público eficiente para garantir acesso universal da população. Em 26 de outubro de 2005, uma catraca em chamas passou a simbolizar a união das manifestações em várias cidades do país, na data que ficou conhecida como Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre. Este ato se repetiu nos protestos que se iniciaram em junho de 2013, em prol do transporte público efetivo e de qualidade, redução de tarifas, dentre outras reivindicações.
Serviço:
“Seminário Transporte Público e Direito à Cidade”
Data: 6 de setembro de 2013
Local: ADUFC Sindicato - Av. da Universidade, 2346, bairro Benfica – Fortaleza/CE
Horário: A programação se inicia às 9h e segue durante todo o dia
Mais informações: ligue (85) 3066.1818
Comentários
Postar um comentário