O mundo celebra, amanhã, o Dia Internacional da Paz. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 30 de novembro de 1981. Este ano, o tema para o dia é “Educação para a Paz”.
Com 57 milhões de crianças no mundo ainda sem acesso à educação, o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou das palavras da estudante paquistanesa Malala Yousafzai: “um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”. Sim, é possível, com a educação voltada para a Cultura de Paz.
No Ceará, iniciativas em favor da Cultura de Paz se expandem, integrando instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Um exemplo vem da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), por meio do Programa Geração da Paz, em parceira com Terre des hommes Lausanne no Brasil e Ministério Público do Estado do Ceará. O projeto “Por uma cultura de Paz: mediação de conflitos e práticas restaurativas nas escolas” busca a resolução de conflitos com respeito às diferenças, a valorização do diálogo, através de Práticas Restaurativas como fator contributivo na prevenção à violência e luta pelo empoderamento juvenil.
Comentários
Postar um comentário