O Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio FIC) realiza nesta quinta-feira, dia 5, às 19h30, no auditório da Moreira Campos, palestra sobre segurança pública com o coronel Paulo Amendola, idealizador e estruturador do BOPE, unidade de elite da polícia militar do Rio de Janeiro, tendo assumido o comandado do Batalhão por quatro anos. A iniciativa é do curso de Direito, com entrada aberta ao público.
Conheça mais sobre palestrante:
Paulo Amendola é consultor de segurança da Universidade Estácio de Sá e comentarista de Segurança Pública da TV Record, onde tece comentários sobre os mais variados assuntos que afetam a segurança da população do Estado do Rio de Janeiro. Na Universidade Estácio de Sá, ele lecionou a disciplina Armas, Munições e Explosivos para o Curso de Gestão Segurança Privada.
Formado em Direito e oficial superior da Polícia Militar, Amendola idealizou e estruturou o BOPE, unidade de elite da PMERJ, comandando-o por quatro anos. Ele também estruturou a Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, sendo o seu primeiro comandante, exercendo este cargo por oito anos.
Nascido em Salvador, criado no Rio de Janeiro, Paulo Amendola sempre colaborou com várias emissoras de televisão e rádio, analisando fatos de grande repercussão na área de segurança pública. Durante alguns anos, foi colunista do blog Casos de Polícia, do Jornal Extra Online.
Durante mais de 40 anos dedicados à segurança pública, Paulo Amendola planejou e ministrou diversos cursos especializados para a Polícia Militar e Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, bem como para Guardas Municipais de diversos municípios. Prestou serviços à Secretaria de Segurança Pública e também atuou junto à Presidência do Tribunal de Justiça deste Estado.
Presidiu o Conselho Nacional das Guardas Municipais por cinco anos e integrou o Comitê nomeado pelo Ministério da Justiça para elaborar o documento que iria nortear e padronizar a atuação operacional das Guardas Municipais em todo o País.
Dirigiu por quatro anos o Serviço de Operações Especiais da SSP/RJ, atual Esquadrão Antibombas, onde, nos idos de 1972 desmontou a 1ª carta-bomba que chegou ao Brasil.
Foi condecorado com a Medalha do Pacificador, concedida pelo Exército Brasileiro; a Medalha Mérito Santos Dumont, pela Força Aérea Brasileira; a Medalha D. João VI, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; e, a Medalha Tiradentes, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; a Medalha Marechal Zenóbio da Costa, pela Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, dentre outras.
Amendola possui dois livros publicados sobre o tema e está em fase de execução de um terceiro onde revelará fatos inéditos sobre algumas unidades operacionais de elite do País.
Sobre a Estácio
Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há 43 anos no país. A instituição, presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de 4 mil funcionários, corpo docente de 7,5 mil professores e 313,4 mil alunos matriculados. Formada por 39 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 20 estados e no Distrito Federal. Com um total de 79 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa.
Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta de material didático gratuito aos alunos. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, oferecidas aos alunos com o pagamento, pela instituição, dos direitos autorais devidos. E há dois anos a Estácio inovou mais uma vez: cerca de 20 mil novos alunos já recebem o material didático do curso em um tablet. Além dos conteúdos de cada aula, de cada disciplina, o tablet traz ainda simulados, uma rede social exclusiva para os alunos (a Didátic@), chats, biblioteca virtual, entre vários outros materiais. A Estácio aposta na tecnologia e na inovação como ferramentas que ampliam e transformam as oportunidades de aprendizado dos seus alunos.
Comentários
Postar um comentário