Amanhã, o Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes promoverá oficina com o músico, produtor e compositor Beto Villares. A atividade acontecerá às 14 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar. O encontro é fechado e tem como objetivo proporcionar aos artistas o aperfeiçoamento dos projetos selecionados para imersão no mercado da música no Brasil e exterior.
Para a coordenadora do Laboratório de Música, Paula Tesser, será um momento de troca entre as várias linguagens, tendo em vista a experiência profissional de Villares e a diversidade dos trabalhos do Laboratório. Nos dias 20 e 22, o músico encontra-se com a artista Lorena Nunes para realizar acompanhamento do projeto “Ouvir dizer que lá faz sol”.
BETO VILLARES é músico, produtor e compositor de trilhas sonoras para cinema. Compôs as musicas dos filmes "Cidade Baixa"; "O ano em que meus pais saíram de férias" (Melhor trilha Sonora, no prêmio comemorativo da 90ª edição do Festival de Cannes e melhor trilha sonora no 29º Festival de Cinema de Cuba); "Antonia"; "Quincas"; "A pele do cordeiro"; "A Busca"; "Xingu" (Melhor Trilha Sonora prêmio FIESP/SESI – SP de cinema). Produziu e lançou seu CD autoral “Excelentes Lugares Bonitos”, em 2003.Fez à direção musical do projeto Música do Brasil (1998 a 2000), mapeamento musical do Brasil, idealizado pelo antropólogo Hermano Vianna. Produziu o CD "Terceiro Samba" da Banda Mestre Ambrósio (2000), CD “Céu” (2005), de estreia da Cantora Céu, CD “Vagarosa”, da cantora Céu (2009), CD “Preto Brás II, Maldito Vírgula”, de Itamar Assumpção (2010). Compôs também para series de TV - “Filhos do Carnaval” – HBO (2006 e 2009 ) e “Destino SP” – HBO / O2 Filmes (2012). Em 2012 foi diretor musical da apresentação Brasileira na cerimônia da entrega da bandeira olímpica ao Brasil, no encerramento dos jogos olímpicos e paraolímpicos de 2012, em Londres.
Projetos selecionados para o Laboratório de Música:
Projeto: Da Funhouse para o Mundo
Proponente: Saulo Raphael Silva Rodrigues
Projeto: Jangada Electra
Proponente: Andréa Agda
Projeto: Jornada de Violão e Viola
Proponente: Marco Leonel Fukuda
Projeto: Ouvir dizer que lá faz sol
Proponente: Lorena Oliveira Nunes
Projeto: O Circo dos Littles
Proponente: Carlos Hardy Madeira Pontes
Mais informações:
Assessora de Imprensa da Escola Porto Iracema das Artes
Luzia Batista: 85-34888626
Coordenadora do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes
Paula Tesser: 85 - 88374399
Apresentações artísticas no Dragão do Mar celebram Dia Mundial de Limpeza de Praias neste sábado (21)
Neste sábado (21) é comemorado o Dia Mundial de Limpezas de Praias - Clean Up Day. Para celebrar a data, a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – Aquasis – realiza no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura uma série de apresentações artísticas gratuitas. A partir das 19h, os grupos Batuqueiros do Mar (Brigada da Natureza), Maracatu Povo do Mar (IPOM), Coco Farra Sanguia e Flautas do Emaús sobem ao palco do Espaço Rogaciano Leite Filho. As atividades integram o Projeto Limpando o Mundo, que promove ações de coleta de resíduos e educação em 25 localidades de 07 municípios do estado do Ceará (Trairi, Paracuru, Caucaia, Fortaleza, Aracati, Beberibe e Icapuí), com mais de 540 voluntários cadastrados na ação.
A partir das 8h, 27 grupos de voluntários iniciam a limpeza das praias. Os resíduos sólidos removidos serão destinados a centro de recicladores, como SOCRELP e EMAUS. À noite, os grupos se encontram no Dragão do Mar para um grande momento de celebração. Na ocasião, além dos shows, serão divulgados os resultados obtidos durante o dia e exibidos vídeos informativos sobre o projeto e educação ambiental.
Dia Mundial de Limpeza de Praia
O Dia Mundial de Limpeza de Praia ocorre todos os anos no terceiro sábado do mês de setembro. Organizações governamentais e não-governamentais, juntamente com a sociedade civil organizada, se propõem a realizar a limpeza de praias (remoção de resíduos sólidos nas faixas litorâneas) e ações elucidativo-educativas de educação ambiental para a população que carece de orientação quanto às consequências da poluição marinha nos ecossistemas e na vida humana e o destino correto dos resíduos sólidos.
Limpando o Mundo
O projeto iniciou uma nova edição em abril de 2013 e vai até o final de 2014, está visitando as comunidades dos municípios de Fortaleza e Caucaia, realizando cadastro de voluntários e instituições, organizando e formando os grupos de voluntários para as ações de monitoramento e remoção do lixo das praias, rios e mangues. No final do projeto será apresentado o “Diagnóstico do Lixo Marinho” com um banco de dados de imagens e estatística para ajudar nas estratégias e busca de soluções para um dos maiores problemas ambientais do planeta que vem afetando e impactando todos os oceanos e as zonas costeiras. Ações de educação ambiental, com encontros, oficinas e rodas de diálogos, estão ajudando na sensibilização e levando informações sobre a biodiversidade marinha, conservação e a importância da coleta seletiva como da reciclagem nas grandes cidades gerando uma rede de pessoas em suas localidades multiplicadoras e atentas a nova lei nacional de gerenciamento de resíduos sólidos. Outro ponto forte é a utilização de várias linguagens das artes promovendo um movimento de artistas em torno da causa. A campanha já ganhou duas músicas feitas por jovens voluntários do projeto e tem um movimento de cultura popular com percussão, capoeira, raps, artistas plásticos que se apresentam neste sábado no Dragão do Mar.
O Limpando o Mundo é uma realização do Instituto Povo do Mar/IPOM e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos/ AQUASIS e conta com apoio do SESC Ceará, Instituto CUCA, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto de Meio Ambiente de Caucaia/ IMAC e Secretaria de Meio Ambiente de Fortaleza/SEUMA, ECOFOR, Pousada das Marés (Mundaú), Rádio Canoa FMA (Aracati), Hotel Orixás (Flecheiras), SESC Mesa Brasil, SESC Sala de Ciências, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente/CONPAM. O Projeto é patrocinado pela Greenish.
REDE de Instituições Apoiadoras e Participantes:
Municipais: Associação Comunitária Resgatando Vidas, Associação de Surf Feminino do Ceará, Associação Comunitária do Titãnzinho, Projeto Surfistas Ambientais, Associação de Surf de Caucaia, Escola Aldeia Surf, Projeto Vila do Mar, Pec Polar, Jovens Multiplicadores Ambientais da Vila do Mar, ECOMuseu Natural do Mangue de Sabiaguaba, Escola de Surf: bodyboarder com Saber, Escola de Ensino Fundamental Moema Távora, Escola de Ensino Fundamental Dom Hélio Campos, Escola de Ensino Fundamental Flávio Marcílio, Liga Desportiva do Arpoador, Federação de Surf do Ceará, Albertu´s Restaurante, Escola Municipal Frei Tito, Grupo Folclórico Filhos de Quixaba, Força Jovem Atravessando Fronteiras, Brigada da Natureza, Movimento Emaús (Oelito), Ecomuseu do Mangue (Rusty), Recicriança, Aloha Escola de Surf, Revista Ceará Surf, Associação de Surf de Caucaia, Agentes Ambientais da Vila do Mar, Escola Municipal Frei Tito, Aloha Surf Escola, Rede Crescer com Surf.
Nacional: Fundação SOS MATA ATLÂNTICA (SP), ECOSURFI (SP), Instituto Recifes Costeiros (PE), BIOTA (AL), Comissão Ilha Ativa (Pi), Associação Gaujirú de Proteção as Tartarugas (PB), Instituto Caranguejo de Educação Ambiental (RJ), AQUALUNG (RJ), Projeto Tamar de Ubatuba.
Contatos para entrevista: Juaci Araujo, Ana Jesus e Nik Coelho (85) 88593347 ou 33184911
Mais informações: Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC 3488.8617
Atenciosamente,
Luciana Vasconcelos
Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC
(85) 3488.8625
Comentários
Postar um comentário