Cerca de 100 alunos da 8ª e 9ª séries de escolas públicas da capital terão uma tarde diferente nestas quinta-feira e sexta-feira, 29 e 30, a partir das 13h00. Eles foram convidados pelos autores da exposição Monstra Postermassa, que acontece no Espaço Cultural Porto Freire, a tomarem parte de uma das etapas da mostra, que é a realização da Live Painting (pintura ao vivo). O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Porto Freire. Os alunos são de escolas da Regional VI, onde há carência de equipamentos culturais.
Um grande muro será a tela onde os estudantes irão realizar o trabalho junto com os artistas. Embora tenham como referência a cultura pop em geral, os membros do Coletivo Monstra abordarão neste trabalho com os estudantes um tema regional, o Papangu, figura dos festejos populares - mascarados que saem em grupos, embrulhados em lençois -, tendo nascido de uma brincadeira de familiares dos senhores de engenhos, que saiam assim para visitar amigos nas festas de entrudo (antigo carnaval do Século 19).
A pintura será realizada no Parque del Sol, onde está localizado o Espaço Cultural Porto Freire (Rua Joãozito Arruda s/n, Cidade dos Funcionários).
Live painting
Live Painting, a pintura ao vivo, como é conhecida, é a expressão da improvisação performática e costuma acontecer em locais públicos. A ação tem como objetivo apresentar ao público obras diferenciadas, suas formas de criação e técnicas. Durante a ação, além de conhecer a forma de trabalho dos artistas, os alunos poderão tirar dúvidas sobre técnicas, referências etc. O movimento Live Painting vem ganhando força desde a década de 1990, e conta com a participação de artistas de vários gêneros, fortemente marcado pela arte de rua e grafiteiros. Outros pontos do Parque del Sol também vêm recebendo essas intervenções artísticas.
O Espaço Cultural Porto Freire foi reinaugurado em meados de 2013 e, além de exposições, vem realizando uma série de cursos gratuitos para a população. De acordo com a presidente Tatiana Freire, “o espaço visa contribuir na disseminação das vertentes artísticas e garantir um espaço que propicie inclusão cultural”. Até sábado, o espaço realiza curso gratuito de desenho, com Daniel Brandão. Em julho, houve curso de fanzine, com Fernanda Meireles.
Quem for ao Live Painting também pode dar uma conferida na exposição Monstra postermassa. No mínimo, irreverente, a exposição do Coletivo Monstra é composta por uma série de sete posters em serigrafia com tiragem limitada de 70 exemplares que vem sendo sorteados aos visitantes. Cada visitante receberá ainda uma coleçāo de postais com as artes para colecionar ou enviar para amigos. Formado por sete artistas, o Coletivo Monstra é influenciado pela estética da cultura pop e vem se destacando como um dos mais ativos do cenário artístico de Fortaleza. Em suas obras existem referências das histórias em quadrinhos e da cultura underground, além de tatuagem, filmes de ficção científica, jogos de videogame. Uma das principais facetas é o bom humor. Geralmente, o Coletivo trabalha com desenho e pintura em tela, em papel, mas também se aventura por arte urbana, como o grafite. Também usa adesivos, xerox, ilustrações feitas no computador.
Comentários
Postar um comentário