A Prefeitura de Fortaleza iniciou as obras de requalificação e melhorias em cinco corredores turísticos da cidade, localizados nos bairros do Centro, Praia de Iracema e Mucuripe. As obras serão realizadas com investimentos do Ministério do Turismo destinados às 12 cidades-sede da Copa 2014. Serão investidos R$ 23 milhões, com verbas do Ministério e contrapartida da Prefeitura.
Os corredores turísticos compreendem a Avenida Monsenhor Tabosa, Avenida Alberto Nepomuceno, Rua Dr. João Moreira, Rua Adolfo Caminha e a Avenida Vicente de Castro. A previsão da conclusão das obras é junho de 2014, sendo que a Monsenhor Tabosa deverá ficar pronta até o fim deste ano, já que a ordem de serviço da obra foi assinada pelo prefeito Roberto Cláudio nesta quinta-feira (18/07).
As melhorias previstas são drenagem e nova pavimentação de todas as vias, padronização do mobiliário público, com acessibilidade para pessoas com deficiência, e ainda sombreamento de algumas áreas, através de arborização e paisagismo.
As ruas Adolfo Caminha e Dr. João Moreira localizam-se em uma área do Centro considerada histórica para a cidade, próximas a atrações turísticas e culturais como a Emcetur e o Passeio Público, cortando prédios tombados como patrimônio histórico de Fortaleza, como o da Santa Casa de Misericórdia. Dentre as melhorias nessas áreas estão incluídas a regularização das áreas de estacionamento, reforma dos passeios, implantação de ciclovias e construção de rampas de acesso para pessoas com deficiência.
O consagrado polo comercial instalado na Avenida Monsenhor Tabosa, na área compreendida entre o Seminário da Prainha e o Sebrae, será um dos pontos mais beneficiados pelas obras de requalificação. No projeto estão previstas algumas modificações estruturais que vão melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana da via, minimizando o fluxo intenso de veículos.
Já na Alberto Nepomuceno, as melhorias serão feitas na área que fica em frente ao Mercado Central, com intervenções urbanísticas no viaduto, onde serão aplicadas artes urbanas para decoração do equipamento. Os passeios serão reformados e arborizados, com implantação de novas paradas de ônibus.
Finalmente a Vicente de Castro será regularizada a pavimentação de toda a extensão de sua via, com padronização das calçadas, arborização, reforma do canteiro central e implantação de ciclovia.
Comentários
Postar um comentário