O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, abre oficialmente, neste domingo (21), o programa Academia ENEM, curso preparatório de alunos da rede pública para o ensino superior da Prefeitura de Fortaleza, que vem sendo executado pela Coordenadoria de Juventude. O prefeito participará da aula, com início às 13h30min, no ginásio Paulo Sarasate, quando conversará com os alunos para reafirmar o compromisso com o programa que busca ampliar as possibilidades de conquistar uma vaga no ensino superior.
O Programa Academia ENEM já é considerado um sucesso, neste primeiro ano. São mais de seis mil alunos inscritos que receberam material didático, camisas, cartão de identificação e acesso e vale transporte, além de lanche em todos os encontros e aulas ministradas pelos mais renomados professores de cursinhos de Fortaleza. O calendário de atividades prevê aulas o dia 15 de dezembro.
Também no domingo, o secretário da Coordenadoria de Juventude, Élcio Batista, vai anunciar o “Fala, juventude”, uma ouvidoria especial para os jovens de 15 a 29 anos, que receberá demandas importantes para otimizar as políticas públicas de juventude na capital cearense. “Queremos ouvir toda e qualquer demanda dos jovens de Fortaleza. O que pensam sobre saúde, educação, mercado de trabalho e especialmente sobre oportunidades”, destaca Élcio Batista.
O curso
O Programa Academia ENEM conta com 6.144 inscritos, superando a expectativa inicial que era atender seis mil alunos. O curso tem aula aos domingos, e aulas complementares aos sábados. No Facebook (www.fb.com/academiaenem), o programa proporciona interatividade à disposição dos jovens que sonham em conquistar uma vaga na universidade.
O portal do curso (www.fortaleza.ce.gov.br/ academiaenem), disponibiliza o material produzido exclusivamente pelos professores para os participantes e que fica à disposição dos internautas. O site é um dos mais acessados da Prefeitura, funcionando como uma plataforma de oportunidades.
Ensino superior
O ENEM é o instrumento de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), do qual faz parte a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em universidades particulares a alunos comprovadamente carentes. Com o objetivo de tornar menos desiguais as oportunidades de acesso a uma vaga nas universidades cearenses, a Academia ENEM tem como princípio norteador a democratização da educação como agente de mudança. Ao mesmo tempo em que visa contribuir para a ascensão dos jovens ao ensino superior, a Academia ENEM também prepara para o ingresso no mundo do trabalho. Com o curso, os jovens serão inseridos em processo de aprendizagem autônoma e contínua, visando evolução intelectual e social.
Comentários
Postar um comentário