O Tuenti, plataforma de comunicação social pertencente ao Grupo Telefônica, lança no Brasil a sua versão definitiva, após um ano de testes em formato beta. Para apresentar as novidades da ferramenta, desembarcaram no país na última semana o CEO da empresa, Zaryn Dentzel, e o vice-presidente de desenvolvimento corporativo, Sebastián Muriel.
Ao valorizar a interação com “amigos de verdade” e o foco em privacidade e segurança, a ferramenta social tem a exclusividade e a segurança das informações como principais diferenciais, expressos no slogan “Converse com todos. Compartilhe somente com seus amigos”.
O Tuenti estava em fase beta na América Latina desde julho de 2012, disponível em versão web (www.tuenti.com) e móvel (Android e Blackberry). A partir daí, o desenvolvimento avançou com os lançamentos do aplicativo para os sistemas iOS, Windows Phone, BlackBerry 10 e, mais recentemente, Firefox OS*, denotando o perfil de valorização da mobilidade multiplataforma e de multidispositivos.
Também foram realizadas uma série de melhorias nas versões web e móvel, como a incorporação do chat em grupo, álbuns de fotos, gestão de vídeos em web, etc.. o que está em linha com o seu processo de internacionalização – atualmente, o Tuenti está disponível em 12 idiomas: inglês, espanhol, português (de Portugal e do Brasil), alemão, francês, italiano, checo, eslovaco, holandês, catalão, galego e basco.
O Tuenti acredita que o futuro das redes sociais é manter-se sempre conectado com as pessoas que mais interessam, com um uso intenso e sofisticado das tecnologias de comunicação. É nisso que a rede social aposta: em uma comunicação cada vez mais móvel e próxima da conectividade total através de um serviço totalmente seguro. “A mobilidade se situa no centro de toda a experiência do Tuenti. Mas os usuários podem desfrutar de uma plataforma social integrada, inclusive com chat de mensageria instantânea, graças a um serviço cross que inclui também chat na web”, diz Dentzel.
O empreendedor norte-americano Zaryn Dentzel, que fundou o Tuenti com apenas 23 anos de idade, em 2006, transformou a sua criação em um case de sucesso na Europa: a rede social tem 15 milhões de usuários registrados, dos quais seis milhões via apps, e 500 milhões de mensagens via chat por semana.
Privacidade garantida
No Tuenti, os perfis não são indexados em buscadores como o Google e as opções de privacidade máxima vêm como padrão – ao contrário de outras redes sociais, os usuários não precisam descobrir como proteger seus dados, pois eles já estão protegidos: informações pessoais e fotos podem ser visualizadas apenas por amigos. As conversas de mensagens instantâneas são criptografadas com o protocolo SSL. O modelo de privacidade é especialmente simples, pedindo que o usuário classifique a pessoa adicionada como “amigo” ou “contato”.
É possível, porém, comunicar-se com qualquer contato sem que ele tenha acesso a informações compartilhadas apenas com quem o usuário identifica como amigo. O Tuenti parte do pressuposto de que ninguém tem um milhão de amigos de verdade, e que os amigos dos nossos amigos não têm por que serem necessariamente nossos amigos. O limite de amigos por usuário é de 1.000 perfis, contra 2.000 no Facebook.
Dentro dessa filosofia de preservar a privacidade dos usuários, o Tuenti aposta num modelo de publicidade reduzido e pouco invasivo. Portanto, só são permitidos anúncios na versão web – mesmo assim, em espaços restritos. Páginas corporativas também são permitidas, mas o ambiente não estimula conversações pela timeline, a fim de manter a discrição no contato.
Para Sebastián Muriel, “o Tuenti tem como prioridade a privacidade e a segurança, inclusive nas conversações via chat, o que surge como alternativa muito mais confiável frente aos concorrentes. Além de ser uma ferramenta multiplataforma, criptografa a comunicação, protegendo a privacidade das conversas que acontecem dentro da rede”.
Sobre o Tuenti
O Tuenti é um caso de sucesso que reafirma o perfil inovador do Grupo Telefônica: uma companhia tecnológica europeia e jovem, com uma equipe de 250 empregados de 22 nacionalidades distintas, dos quais 60% são engenheiros com uma média de idade de 29 anos. Um dos pilares fundamentais que sustentam o êxito da Tuenti é a importância que a companhia dá ao talento profissional de sua equipe.
Desde 2010, a Telefónica é a principal acionista do Tuenti, atuando como uma sócia estratégica de relevância para levar a empresa ao próximo nível, apoiando sua expansão para transformá-la no site líder de tráfego na Espanha e uma das empresas de tecnologia de maior êxito na Europa. O Tuenti tem 15 milhões de usuários registrados, 10 milhões de usuários ativos mensais e mais de 6 milhões de usuários únicos de seus aplicativos, 40 bilhões de pageviews ao mês e 500 milhões de mensagens via chat enviadas por semana.
Sobre Zaryn Dentzel
Zaryn Dentzel nasceu na cidade de Santa Bárbara, Califórnia (EUA), em 1983. É fundador e CEO da Tuenti. Um jovem carismático que, com 30 anos de idade e uma equipe internacional, conseguiu criar em apenas seis anos uma plataforma social de comunicação com mais de 15 milhões de usuários registrados, segundo dados de 2012.
Com 15 anos, passou um ano em intercâmbio acadêmico na Espanha, aprendendo espanhol. É formado pela University of California e pelo Occidental College, onde se especializou em Relações Internacionais e Letras – Espanhol. Logo após sua formação, participou na Califórnia do lançamento da Essembly LLC, uma pequena startup que desenvolveu uma rede social política, com a qual Dentzel identificou o potencial social da internet.
Em 2006, inaugurou o Tuenti com outros três amigos. No início, a empresa foi financiada por familiares e amigos de Dentzel, que conseguiu capital necessário para consolidar a plataforma e desenvolver um produto de grande qualidade, sempre fiel à sua estratégia diferencial de ser a melhor rede social e com a oferta do máximo de privacidade para o usuário. Dentzel é membro da Fundación Príncipe de Girona (Su Alteza Real el Príncipe Felipe) e está envolvido em ajudar a promover a educação e o espírito empreendedor entre os jovens da Espanha.
Sobre o Grupo Telefônica
O Grupo Telefonica é um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 25 países, 315,6 milhões de acessos, 132,7 mil empregados e receitas de 62,3 bilhões de euros (2012). Os investimentos previstos para o Brasil no período 2011-2014 totalizam R$ 24,3 bilhões. As principais empresas são Telefônica Brasil (Telefônica Vivo) e Terra (provedor e portal de internet).
Comentários
Postar um comentário