Foi realizado este ano, no Hospital Regional Unimed (HRU), localizado em Fortaleza, o primeiro transplante de tecido ósseo do Ceará. A intervenção, num paciente de 58 anos, com grave defeito acetabular, implicou na utilização de 112 gramas de fêmur proximal enviado pelo Banco de Tecidos do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia do Rio de Janeiro, INTO.
Para realizar a operação pioneira, foi necessário cumprir várias etapas burocráticas, que exigiram alguns meses, entre abrir o processo junto à Secretaria de Saúde do Estado, credenciamento da equipe médica e do hospital, até que o Ministério da Saúde autorizasse a solicitação do material necessário junto aos bancos de tecidos. Os ortopedistas de Fortaleza ficaram impressionados com a agilidade do INTO, que atendeu ao pedido de forma extremamente rápida, enviando-o numa caixa com gelo seco.
A equipe encarregada do procedimento foi integrada pelos médicos ortopedistas Robson Alves, que é o presidente da Regional Norte/Nordeste da SBQ, Leonardo Drummond, Samuel Magalhães e Cláudio Martins.
“O número de pacientes na espera por um transplante ósseo é muito grande. Para nós foi uma grande conquista porque fomos o primeiro hospital do Estado do Ceará, até mesmo primeiro do Norte/Nordeste, a realizar um transplante ósseo. Então, foi algo inovador que podemos fazer em parceria com o Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia do Rio de Janeiro, INTO. São poucos os hospitais que disponibilizam esses recursos, pois é um procedimento de alta complexidade e de alto custo, e a Unimed Fortaleza disponibiliza aos pacientes. Dos hospitais privados, o que recebe esse tipo de procedimento é somente o Hospital Regional Unimed”, ressalta o presidente da Regional Norte/Nordeste da SBQ, Robson Alves.
Agende-se
Acontecerá nos dias 19 e 20 de julho desse ano, a II Jornada Itinerante de Quadril da SBQ - Regional Norte-Nordeste. O evento científico será promovido pela Sociedade Brasileira de Quadril e todos os cirurgiões que são dedicados à cirurgia do quadril estão convidados para participar. Para mais informações, acesse: www.jisbq.com.br
Comentários
Postar um comentário