“Nós só vamos parar quando disserem que a Refinaria começou”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), deputado José Albuquerque (PSB), nesta sexta-feira (14), durante encontro de mobilização realizado em Limoeiro Norte. O evento, que aconteceu pela manhã no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), faz parte de uma série de visitas organizadas pela AL, na qual deputados, prefeitos e representantes da sociedade têm defendido o início imediato das obras de instalação da Refinaria Premium do Ceará. O encontro reuniu representantes de 21 municípios do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste.
José Albuquerque destacou o engajamento dos prefeitos e de representantes do setor produtivo nessa mobilização. Para ele, é fundamental o empenho de todos os cearenses. “Temos encontrado uma receptividade muito boa em todos os municípios que visitamos. É bom saber que a população tem se engajado nesse projeto” disse.
Sobre a informação de que o governador Cid Gomes agendou uma audiência na próxima segunda-feira (17) com a presidente da Petrobras, Graça Foster, para tratar sobre o assunto, José Albuquerque disse ser um bom começo, mas que a campanha tem que continuar.
Em Limoeiro, também estava presente o secretário da Fazenda, Mauro Filho. Ele disse que a economia do Ceará tem crescido significativamente e que vai ficar ainda melhor com o empreendimento. Segundo Mauro Filho, houve crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, de emprego e renda. “Entre 2007 e 2010, foram gerados 260 mil empregos. Só a Refinaria, na sua construção, irá gerar 90 mil. Esse é um número de que o Ceará ainda não se deu conta, porque é muito extraordinário”, ressaltou.
Mauro Filho afirmou ainda que as prefeituras devem se preparar para receber a Refinaria. “Se eu fosse prefeito, já estaria preparando umas 400 ou 500 pessoas para quando a refinaria chegar. O Ceará está economicamente preparado para esse empreendimento; hoje estamos investindo R$ 3 bilhões, e o melhor, baixando impostos”, pontuou.
O prefeito de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte, pontuou que os municípios têm a obrigação de saber da importância desse empreendimento. “O Estado está preparado para esse empreendimento, que ainda não saiu do papel. Essa é a obra do século”, ressaltou. Paulo Duarte enfatizou que a obra vai mudar a vida da região e do Estado. “Vamos pedir que a promessa seja cumprida, porque, o Estado crescendo, os municípios crescerão junto”, acrescentou.
Os deputados Nenen Coelho (PSD), Dedé Teixeira (PT), Mailson Cruz (PRB), Lula Morais (PCdoB), Antônio Granja (PSB), Delegado Cavalcante (PDT) e Tomaz Holanda (PMN) estiveram presentes ao evento.
O debate ainda contou com a participação de prefeitos da Região do Vale do Jaguaribe como Pereiro, João Francismar Dias; Tabuleiro do Norte, José Marcondes, e Itaiçaba, José Orlando. Além desses, estiveram presentes representantes de Quixeré, Jaguaretama, Alto Santo, Iracema, Ibicuitinga, Jaguaribara, Palhano, São João do Jaguaribe, Russas, Morada Nova, Jaguaribe, Jaguaruana, Ererê, Potiretama, Massapé, Aracati, Beberibe, Fortim e Icapuí, bem como secretários municipais, vereadores, empresários, entre outros.
A campanha pelo início imediato das obras da Refinaria teve início em Sobral e já passou por Tianguá e Crateús e segue agora para o Crato e Iguatu, com eventos marcados para o os próximos dias 20 e 21 respectivamente.
Comentários
Postar um comentário