“A Veterinária veio à Praça: pela saúde de todos”, que tem como slogan “Ame seu cão, leishmaniose não” é realizado até 11 horas, desta sexta-feira (21), na entrada do Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, da Faculdade de Veterinária (FAVET), Verônica Campello, que orienta o evento, disse que a organização dos trabalhos é dos 42 alunos do sexto semestre do curso e que pretende atender transeuntes, incluindo os da comunidade do entorno do Campus, alunos, servidores, docentes, terceirizados, visitantes, cantineiros, entre outros.
Todos os esclarecimentos e dúvidas da população, como alerta para a leishmaniose canina, posse responsável de animais, além da distribuição de folders e panfletos ficam a cargo dos estudantes do sexto semestre do Curso de Medicina Veterinária. Estarão também no local do “A Veterinária veio à praça: pela saúde de todos” os parceiros CCZ-SMS-PMF (Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Fortaleza) representado pelos médicos veterinários Nélio Batista, Arturo e Sérgio Franco, a AVIPEC, pelo médico veterinário Antônio José, e a LAFORVET representada pelas médicas veterinárias Christiane Myrta e Samara Cavalcante.
A iniciativa tem como objetivos conscientizar os alunos do sexto semestre do Curso de Medicina Veterinária,do seu papel social na comunidade que estão inseridos, ou seja, levar informações sobre doenças animais, além de promover a compreensão sobre educação básica em saúde. Na ocasião, o CCZ vai enviar seus técnicos para coletar material (sangue) de caninos para diagnóstico de leishmaniose. Informa a professora Verônica Campello que a coleta de sangue nos animais presentes é um ato voluntário do proprietário, que deverá se encaminhar depois ao CCZ para receber o resultado. Não será feita qualquer apreensão de animais.
Comentários
Postar um comentário