Pular para o conteúdo principal



TCE

O Tribunal do Contas do Ceará está entre os cinco do País a cumprir o modelo de transparência adotado pela União. A constatação foi feita pelo Jornal O Globo, em matéria publicada nesta quinta-feira (16/5), quando se completou um ano da Lei de Acesso à Informação. Ao lado do Ceará, destacaram-se os Tribunais do Paraná, Santa Catarina, Pará e Rondônia.

De acordo com a matéria, assinada pelo jornalista Sérgio Roxo, 16 Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, guardiões dos gastos públicos, não divulgam nomes com salários de servidores.

Com isso, transformam as informações sobre os salários pagos aos seus servidores em uma caixa preta. Levantamento realizado em sites dos tribunais das 27 unidades da Federação mostra que 16 não informam o salário de cada funcionário, como foi estabelecido pela regulamentação da Lei de Acesso à Informação, aplicada aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.”

Além da falta de informação sobre os salários, alguns órgãos também não respeitam outras determinações da Lei de Acesso, como a publicação de uma ferramenta para que o usuário possa pedir informações. Dados de despesas e licitações, em muitos casos, também estão desatualizados.

Um ano depois da entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação, completado nesta quinta-feira, alguns tribunais de contas ainda alegam que estão se adaptando às novas normas. É o caso do TCE do Maranhão, que não traz em sua página de transparência qualquer informação sobre valores de salários. Tampouco é possível obter o nome dos servidores. Procurado, o tribunal informou que “está ultimando estudos” para se adequar às regras.

O TCE da Bahia tem a mesma situação do Maranhão. A assessoria do órgão alegou que as informações sobre os salários dos servidores serão incluídas em breve. A maioria dos tribunais até divulga uma lista de funcionários e uma tabela com os valores dos salários para cada função. Por esse mecanismo, no entanto, é impossível saber quem acumula a remuneração do cargo com gratificações, o que pode gerar supersalários.

O tribunal do Rio divulga a tabela com os salários-base relativos a cada cargo, mas não tem a lista de servidores do órgão disponível em seu site. A assessoria do TCE do Rio alega atender a um parecer da procuradoria do órgão, apesar da regulamentação federal da lei.

O site do tribunal de São Paulo informa os valores pagos para ocupantes de cada cargo e até as gratificações, mas não informa os nomes dos beneficiados. A relação de funcionários fica disponível em outro link. A assessoria de imprensa da Casa disse que a página está passando por “reestruturação”, e a informação será incluída.

Há até um caso em que a página inteira de transparência está fora do ar. No site do tribunal de Alagoas, o link para a área de “acesso à informação ao cidadão” manda o internauta para uma página “com erro”. Segundo a assessoria do órgão, o portal inteiro saiu do ar há alguns dias e, quando voltou, “alguma páginas” permaneceram com falhas. A previsão sobre a volta do site só poderia ser feita pelo responsável pela área de tecnologia, que estaria viajando.

Em seis tribunais, sequer existe a ferramenta para o cidadão pedir informações, como determina a Lei de Acesso à Informação e que independe da força de regulamentação.
Há ainda casos de sites com informações desatualizadas, como o do tribunal do Amapá, cuja relação de fornecedores pagos, por exemplo, só pode ser consultada até o mês de novembro do ano passado. O tribunal da Paraíba só disponibiliza balancetes fiscais e informações sobre processos de licitações de 2012. A Lei de Acesso à Informação estabelece que esse tipo de dado deve ser disponibilizado em tempo real. Um outro problema constatado é com relação à informação de diárias pagas a funcionários por viagens. No TCE do Amazonas, não há informação. Alguns divulgam o valor, mas não o servidor beneficiado.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Carnaval movimenta R$ 744 milhões no Ceará

Com o Carnaval 2025, o Ceará se consolida como um dos destinos mais procurados do Brasil para os dias de Folia. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), a festa em 2025 deverá movimentar R$ 744,2 milhões no Estado, um crescimento de 18,3% em relação a 2024r. O dado reflete o fortalecimento da região como destino turístico, impulsionado por investimentos estratégicos na promoção e infraestrutura. O cenário positivo indica que o período carnavalesco segue como um dos mais importantes para o setor, garantindo lazer e impactos diretos na Economia local. O Visite Ceará destaca a importância de tal movimentação no primeiro semestre do ano, que costuma apresentar menos eventos de grande porte em comparação com o segundo. - A combinação de infraestrutura qualificada, diversidade cultural e belezas naturais torna o nosso Estado um dos locais mais atrativos para quem busca aproveitar o Carnaval. Além das festas, é uma opção que representa descanso e oportunidade de entretenimento com...

Construções a preço de custo são as novas apostas da Colmeia

Após a entrega bem-sucedida do One Residencial no modelo de vendas a preço de custo, a Colmeia segue inovando no mercado ao replicar a mesma experiência na construção do Edifício Altana Meireles.  Na prática, os proprietários das unidades compõem uma razão social - do tipo Sociedade de Propósito Específico (SPE) - que arca com os custos da obra, enquanto a incorporadora administra e executa o projeto. Entre as vantagens desse tipo de comercialização é que há economia compartilhada e eliminação da incidência de custos financeiros por conta do agente bancário, que deixa de ser acionado como agente de crédito imobiliário. Da mesma forma, como os clientes são sócios, o acompanhamento das obras é feito de perto, sendo do interesse dos próprios investidores a celeridade e qualidade da entrega. Antes do empreendimento Altana, a Colmeia já havia usado da confiança adquirida no mercado para viabilizar outra obra com a prática de construção a preço de custo (também conhecida como construção ...

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Carnaval movimenta R$ 744 milhões no Ceará

Com o Carnaval 2025, o Ceará se consolida como um dos destinos mais procurados do Brasil para os dias de Folia. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), a festa em 2025 deverá movimentar R$ 744,2 milhões no Estado, um crescimento de 18,3% em relação a 2024r. O dado reflete o fortalecimento da região como destino turístico, impulsionado por investimentos estratégicos na promoção e infraestrutura. O cenário positivo indica que o período carnavalesco segue como um dos mais importantes para o setor, garantindo lazer e impactos diretos na Economia local. O Visite Ceará destaca a importância de tal movimentação no primeiro semestre do ano, que costuma apresentar menos eventos de grande porte em comparação com o segundo. - A combinação de infraestrutura qualificada, diversidade cultural e belezas naturais torna o nosso Estado um dos locais mais atrativos para quem busca aproveitar o Carnaval. Além das festas, é uma opção que representa descanso e oportunidade de entretenimento com...

Construções a preço de custo são as novas apostas da Colmeia

Após a entrega bem-sucedida do One Residencial no modelo de vendas a preço de custo, a Colmeia segue inovando no mercado ao replicar a mesma experiência na construção do Edifício Altana Meireles.  Na prática, os proprietários das unidades compõem uma razão social - do tipo Sociedade de Propósito Específico (SPE) - que arca com os custos da obra, enquanto a incorporadora administra e executa o projeto. Entre as vantagens desse tipo de comercialização é que há economia compartilhada e eliminação da incidência de custos financeiros por conta do agente bancário, que deixa de ser acionado como agente de crédito imobiliário. Da mesma forma, como os clientes são sócios, o acompanhamento das obras é feito de perto, sendo do interesse dos próprios investidores a celeridade e qualidade da entrega. Antes do empreendimento Altana, a Colmeia já havia usado da confiança adquirida no mercado para viabilizar outra obra com a prática de construção a preço de custo (também conhecida como construção ...

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...