Com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio do edital Ponto de Cultura, acontece hoje a I Feira de Cultura Digital no Grande Bom Jardim. O evento visa promover a discussão das tendências da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no mercado de trabalho a partir do intercâmbio entre profissionais da área, universidades, institutos, escolas, centros socioculturais e a comunidade. Desde às 14 horas, o Centro Cultural Bom Jardim sedia uma série de palestras com profissionais com expertise em TIC e apresenta o show da banda Radix.
O Projeto Bom Jardim Conectado foi criado a partir do trabalho de conclusão do curso de Pós-graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Ceará - UFC - por um morador do bairro, o que originou o site Bom Jardim Conectado, através do qual são promovidas ações culturais, artísticas e tecnológicas, discutidas atualizações técnico-científicas e divulgadas atividades, notícias e pesquisas locais sobre o tema.
Segundo Jota Ferreira, Gerente de Infraestrutura do CCBJ, a importância do evento dá-se pela proposta de utilização da arte e da cultura digital como instrumento de transformação social: "Com essas feiras, despertamos um olhar para novas possibilidades e conseguimos abrir as portas dessas instituições parceiras para a geração de emprego e renda a esses jovens em situação de vulnerabilidade." A iniciativa é do Projeto Bom Jardim Conectado, uma realização do Conselho Comunitário dos Moradores do Parque Santa Cecília – CCMPSC.
Programação
“Inponto – Guia de Transportes Públicos”
Felipe de Araújo – Co-criador do projeto Inponto. Estudante de Análise de Sistemas. Dedicado à inovação e projetos tecnológicos e seus impactos sociais.
“A Invenção de um lugar: o Grande Bom Jardim através das novas mídias e redes sociais”
Caio Feitosa – Mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Graduado em Ciências Sociais pela UFC. Atua como associado-militante em ações de formação, pesquisa-ação e intervenções políticas relacionadas à defesa e à promoção dos Direitos Humanos no Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza.
“Departamento de Computação UFC: excelência em Ensino, Pesquisa e Inovação”
Dr. José Maria Monteiro – Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). EM 2008, concluiu o Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, é professor adjunto da UFC e ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Computação (DC), onde ministra disciplinas relacionadas a Banco de Dados nos curso de graduação, mestrado e doutorado.
“Comunicação Popular no Oceano Digital: Navegar é Preciso?”
Zoraia Nunes – Graduada em Comunicação Social e Mestre em Comunicação Social pela UFC. Pesquisadora de comunicação popular comunitária e as novas formas de protesto e atuação dos movimentos sociais populares.
“Tecnologia da Informação – Uma Ferramenta de Comércio”
Nelson Costa – Técnico em Telecomunicação, graduado em Telemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará e especialista em Tecnologia da Informação, com ênfase em Desenvolvimento de Software para a Web pela UFC. Gestor de TI na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP – e Sócio-diretor na Idea Consultoria e Soluções em TI.
“Inclusão Digital”
Vicente Blum – Graduado em Pedagogia. Ex-coordenador de Inclusão Sociodigital da PMF. Diretor Administrativo e Financeiro do ITIC-Digital – Instituto de Tecnologia, Inovação e Cultura Digital. Professor de cursos de ensino profissionalizante em Informática.
Show com banda Radix
Radix significa em português raiz, fonte, origem. Criada em 2002, a banda de hardcore alternativo participou de festivais como o II Pró-Cultura, Suffoko Musical, II Festival das Juventudes, Movimento Livre, The Night of Rock (MIRC) e Bomja Rocks. Em 2013, o grupo lançou o CD A Grande Volta, nome que faz alusão à superação dos problemas enfrentados pelo grupo. A Radiz é vinculada ao Selo Panela Disco e ao Projeto MIRC.
Serviço:
I Feira de Cultura Digital
Data: 25 de maio
Local: Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ
Horário: 14h às 19h Entrada gratuita
Mais informações
24.05.2013
Assessoria de Imprensa da Secult
Sonara Capaverde – 85 3101.6759
Comentários
Postar um comentário