O petista Manuel Costa Gomes foi eleito hoje prefeito de Meruoca, a 270 quilômetros de Fortaleza. A eleição suplementar aconteceu porque o petista João Coutinho Aguiar Neto eleito, em outubro do ano passado, foi condenado pele Lei da Ficha Limpa.
Hoje, Manuel Gomes ganhou de George Luiz Bernardo Martins (PHS). O novo prefeito obteve 64.04% dos votos válidos contra 35.96% de Aguiar Neto.
Manuel Gomes contou com o apoio do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que tem casa de serra na cidade. A coligação que apoiou Gomes é formada pelo PT, PCdoB, PRB, PDT e PMDB. O novo vice-prefeito é o ex-vereador Rubens Lima Vasconcelos (Rubinho).
Dos 10,3 mil eleitores aptos a votar, 8.452 compareceram ao pleito, que foi considerado tranquilo pela Justiça Eleitoral, onde não foi registrada nenhuma anormalidade quer nas urnas eletrônicas quer de boca de urna. A abstenção ficou dentro do esperado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE): 17,90%. A eleição anotou ainda 7.57% de votos em branco e 4.64% de votos nulos.
A Justiça calcula em R$ 14.980,00, o custo da eleição suplementar deste domingo em Meruoca.
O juiz da 106ª Zona Eleitoral, Rafael Lopes do Amaral, coordenou o pleito, tendo como chefe de cartório, Jeferson Maciel Pimentel, e, atuando como promotor eleitoral, Zenusto da Silva Cardoso.
A eleição suplementar foi realizada porque o candidato a prefeito João Coutinho Aguiar Neto (PT), que obteve 58,91% dos votos válidos nas eleições municipais de 2012, teve o registro indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enquadrado pela Lei da Ficha Limpa.
Comentários
Postar um comentário