Para ter estoque e atender as necessidades durante a Semana Santa, o Hemoce realiza coleta de sangue até amanhã, que, conforme decreto do governador Cid Gomes, é ponto facultativo nos órgãos da rede pública estadual. O objetivo é garantir que os estoques de sangue de toda a Hemorrede – composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral – sejam suficientes para atender a demanda durante o feriadão. Atualmente, o Hemoce atende a 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 agências transfusionais.
Em Fortaleza, os interessados em doar podem exercer a solidariedade na sede do Hemoce, Avenida José Bastos, 3390, nos dias 26 e 27 de março, de 7h30min às 18h30min e no dia 28 de 7h30min às 12 horas. Além da unidade fixa, o hemocentro também realiza atendimento na Praça do Ferreira, nos dias 26, 27 e 28 de março. Na terça e quarta-feira (26 e 27) o atendimento na Unidade Móvel acontece de 8h às 16h e na quinta-feira, dia 28, de 8 às 12 horas. Uma outra oportunidade é o Posto de Coleta instalado no Via Sul Shopping, próximo às salas de cinema, no 4º piso, que funcionará até o dia 27 de março, de 15 às 20 horas. Durante o recesso os doadores poderão realizar doação no Posto de Coleta do IJF, na Rua Barão do Rio Branco, 1816, no Centro de Fortaleza, que estará funcionando das 13 horas às 17h30min.
Para doar sangue é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável legal. Para tanto, em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.
O feriado da Semana Santa registra aumento de atendimentos nas emergências dos hospitais. E no mês de março ocorre uma diminuição no número de doações de sangue em todo país. No Ceará, é quando começa o período das chuvas que provocam as viroses que impedem muitas doações. Além disso, os voluntários que fizeram doação para o carnaval devem observar o intervalo de 60 dias para fazer nova doação, no caso dos homens, e de 90 dias para as mulheres. Daí a necessidade de mobilizar cada vez mais a população para doação como forma de garantir os estoques durante a Semana Santa.
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 3101.5220/3101.5221/ 8733.8213
Twitter: @SaudeCeara
Comentários
Postar um comentário