O ex-presidente do Brasil (2003-2010) Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta tarde, em Redenção, a 70 quilômetros de Fortaleza, o 13º título de doutor Honoris Causa. A honraria é conferida pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A iniciativa de concessão do título a Lula partiu do reitor da Unilab, professor Paulo Speller, e foi aprovada em seis de dezembro de 2012 pelo Conselho Superior da Universidade. Doutor Honoris Causa é a honraria máxima atribuída por instituições de ensino a personalidades em reconhecimento ao destaque no campo das ciências, artes ou nas relações com a sociedade.
Lula que recebeu o primeiro Honoris Causa em 2011 acumula agora 13 títulos de instituições de ensino. Lula é Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Instituto de Estudos Políticos de Paris (França), Universidade de Coimbra (Portugal) e agora Unilab. Além destes 13 Honoris Causa, Lula tem aprovados mais de 80 títulos de instituições no Brasil e no Exterior.
Acompanham Lula na solenidade de entrega do título da Unilab, que acontecerá no Campus da Liberdade, que já está interditado para a festa; os ministros da Educação, Aloizio Mercadante; e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB). Só entrarão no campus convidados especiais (autoridades, professores e alunos). Telões no lado de fora foram armados para um público calculado em mil pessoas assistir à solenidade
Ainda em Redenção, Lula visita o Centro de Convivência Antônio Diogo, que cuida de pessoas com hanseníase. No final do dia, Lula volta para São Paulo. Ex-Colônia de Leprosos, o Centro tem 85 anos de funcionamento. Em 2007, Lula, quando presidente institui pensão indenizatória para paciente de hanseníase vítimas de isolamento e internações compulsórias até dezembro de 1986. O valor da pensão é de R$ 750,00 mensal. É vitalícia, pessoal e intransferível.
Em julho de 2010, Lula sancionou a lei de criação da Unilab, como parte da política de cooperação acadêmica internacional com os países lusófonos, com metade das vagas destinada para alunos estrangeiros, principalmente africanos.
Antes de chegar ao Campus da Liberdade, Lula almoçou com Cid Gomes, no Campus dos Palmares, da Unilab, em Acarape, vizinho a Redenção, onde tratou das eleições 2014.
Comentários
Postar um comentário