Hoje, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), apontou 20 pontos próprios para banho na orla marítima de Fortaleza. O resultado faz parte do boletim 7 de 2013 de balneabilidade das praias, contemplando análises de 31 pontos da Capital.
Algumas interferências negativas podem modificar o resultado da balneabilidade de uma praia. Dentre eles: condições climáticas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias. São considerados pontos adequados aqueles em que o número de coliformes termotolerantes não ultrapassam 1000 para cada 100 mL de água nas últimas cinco coletas.
O monitoramento realizado pela equipe de técnicos da Geamo é feito com base no padrão estabelecido pela Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Período de chuva - A Geamo alerta sobre a importância de os banhistas evitarem o contato com o mar após a ocorrência de chuvas de maior intensidade. Essas ocorrências contribuem para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pela águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem.
Resultado das análises em Fortaleza é o seguinte:
Pontos Próprios
- Caça e Pesca
- Barraca Arpão Praia Bar
- Barraca Itapariká
- Barraca Hawaí
- Praça 31 de Março
- Barraca América do Sol
- Barraca Crocobeach
- Clube de Engenharia
- Barraca Beleza
- Ed. Vista del Mare
- Final da Rua José Vilar
- Volta da Jurema
- Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
- INACE (Ind. Naval do Ceará)
- Marina Park Hotel
- Início da Av. Philomeno Gomes
- Kartódromo
- Horta
- Goiabeiras
- Barraca Big Jeans
Pontos Impróprios
- Edifício Arpoador
- Início da Rua Ismael Pordeus
- Farol
- Iate
- Estátua de Iracema
- Ideal Clube
- Início da Av. Pasteur
- Colônias
- Início da Rua Lagoa do abaeté
- Mucuripe
- Barra do Ceará
Assessoria de Comunicação da Semace
Ana Luzia Brito - (comunicacao@semace.ce.gov.br / 3101-5554)
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov
Comentários
Postar um comentário