Morreu na manhã de hoje, o turista francês, que foi eletrocutado nas dunas da praia de Acaraú, a 238 quilômetros de Fortaleza. O estado de saúde do outro francês que também foi eletrocutado ao tentar socorrer o amigo é gravíssimo. Os franceses passeavam de buggy pelas dunas da praia, no último dia de Carnaval, quando resolveram andar a pé pelo morro. Ai se depararam com fios caídos de postes de energia elétrica nas dunas e sofreram as descargas elétricas. Os dois tiveram queimaduras de terceiro grau atingindo 30% de seus corpos.
O mais afetado foi Jean Claude Defranche, de 69 anos, que faleceu nesta manhã. Defranche estava passando férias no Ceará a convite de Jean Dominique Martini, de 64 anos, que passou a morar em Acaraú, depois que casou com uma cearense. Defranche foi o primeiro a sofrer a descarga. Ao socorrer Defranche, Martini também sofreu forte descarga. Os dois foram socorridos por populares que os encaminharam ao Hospital Municipal de Acaraú, de onde foram transferidos para o maior hospital de emergência do Ceará, o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza.
Os franceses foram submetidos a intervenções cirúrgicas, segundo o médico plantonista do IJF, João Ribeiro Neto. "As queimaduras de terceiro grau deixaram extensas e profundas lesões musculares que acabaram atingindo os rins deles. O que piora a situação é que eles são idosos e hipertensos", diagnostica o médico, que lamenta a morte de Defranche.
A perna direita de Martini teve que ser amputada no sábado (16). "Recebemos autorização da família para amputarmos a perna direita dele como uma única maneira de salvar sua vida", revela João Ribeiro Neto.
O consulado francês entrou em contato com a direção do IJF para que Martini seja transportado para Paris para que seja dado continuidade ao tratamento lá. "Isso só pode acontecer, quando estabilizarmos a saúde dele. Estamos injetando antibióticos, banhos anestésicos e fazendo hemodiálise e não temos ainda uma previsão de quando podemos liberar para que ele viaje para Paris", diz João Ribeiro Neto.
Através de sua assessoria de imprensa a Companhia Energética do Ceará (Coelce) informa que seus técnicos foram ao local do acidente e o caso está sendo investigado. A Coelce destaca que segue as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) em relação a fiação em dunas.
Ontem no bairro Papicu, uma criança de 11 anos, que estava a caminho da praia foi eletrocutada por um fio da Coelce, que estava caído na calcada da Rua Dolor Barreira. A criança foi socorrida ao Hospital Geral de Fortaleza onde está em estado de observação. Ela teve parada cardíaca, mas foi reanimada e não corre risco de morte.
Comentários
Postar um comentário