O ex-ministro Ciro Gomes partiu para o ataque contra as pré-candidaturas à sucessão da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2014. Hoje pela manhã, Ciro Gomes em entrevista ao radialista Evandro Nogueira, veiculada no programa Sábado Show da Rádio Verdes Mares AM, disse que as pré-candidaturas do presidente do seu partido, PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e da ex-ministra Marina Silva (Rede) estão fadadas à derrota ano que vem. Segundo Ciro Gomes, Dilma deve ganhar a reeleição por W0 (ainda em primeiro turno) ou no máximo em segundo turno onde disputaria com larga vantagem com Marina Silva.
Para Ciro, Eduardo Campos, Aécio Neves e Marina Silva não têm propostas e nem conhecem o Brasil. Segundo Ciro, o pêndulo para se resolver esta questão é a economia . "Nós estamos neste momento com o pé no acelerador o que significa um pouco de ameaça inflacionária, isso para tentar tirar o País da estagnação. Mas se a gente for conter a inflação do jeito que vinha fazendo, da mão para boca, ai volta a recessão. E essa equação tem que ser desfeita com um grande debate que só a política pode fazer".
Ciro diz que "lamentavelmente não será o Governo que fará isso, porque obviamente o Governo vai defender o que está fazendo. E os outros pré-candidatos, Eduardo Campos, Aécio Neves e Marina Silva não têm nenhuma proposta. Nenhuma visão para o Brasil. E isso é o que me preocupa".
Para Ciro, a eleição presidencial de 2014 "parece ser uma sucessão que vai se ferir em um ambiente fraturado. Não é mais o PSDB favorito. O meu presidente Eduardo Campos não tem estrada ainda. Não conhece o Brasil. O Aécio Neves não conhece o Brasil. A Marina Silva representa uma negação ética, uma negação desses maus costumes, mas não representa a afirmação de rigorosamente nada".
Ciro Gomes diz que Marina Silva "não tem uma visão sequer de economia do País, da energia, de como que o País vai gerar energia". Para o ex-ministro "tudo isso é um caldo que o nosso povo vai ter que resolver".
Nessa situação, conforme Ciro Gomes, Dilma Rousseff pode ganhar a reeleição por WO. "Pode sim ganhar por WO. Embora essa fratura que se apresentarem os três candidatos, provavelmente com muita segurança a eleição vai para um segundo turno. Mas a Dilma contra a Marina, a Dilma ganha folgado no segundo turno".
Mas mesmo assim, Ciro Gomes afirma que Dilma teria que se explicar para ganhar a eleição, "uma vez que a política brasileira está pasteurizada devido essa aliança PT e PMDB, que está sentada na fisiologia, por causa dessa gravíssima concessão que a presidenta Dilma foi obrigada a fazer ou aceitou fazer de colocar em linha de sucessão Michel Temer (vice-presidente), Renan Calheiros (presidente do Senado), Henrique Alves (presidente da Câmara) arrostando cem por cento da opinião pública esclarecida do Brasil, sinaliza um futuro de grande preocupação".
Comentários
Postar um comentário