O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, atendendo ao requerimento do deputado Lula Morais, realizará nesta quinta-feira (31) um grande show de homenagem a Luiz Gonzaga, a partir das 20 horas, no anfiteatro do CDMAC. O evento contará com grandes nomes da música cearense, como Waldonys, Nonato Luiz, Manassés, Adelson Viana, Cainã Cavalcante, Rodolf Forte, Sirano, Orquestra da UECE sob a regência do maestro Alfredo Barros, além da participação especial de Chambinho, protagonista do filme “Gonzaga, de Pai para Filho”, ocasião em que serão gravados um CD e um DVD. Segundo o diretor musical do show, Adelson Viana, o repertório será composto pelos grandes clássicos do compositor de Exu, sucessos como “Baião", "Asa Branca", "Qui Nem Jiló" e "Baião de Dois".
O acesso ao show será gratuito, mediante retirada de ingresso antecipado na bilheteria do CDMAC, no dia do show, das 14h às 20h. Será disponibilizado um lote de 400 ingressos, com distribuição limitada a dois ingressos por pessoa.
Serviço:
Show "Homenagem do Ceará aos 100 anos de Luiz Gonzaga"
Data: 31 de janeiro
Horário: 20 horas
Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Informações à Imprensa: 3488.8625 / 8733.8829
Última edição do Chão da Praça anima os foliões do Dragão do Mar nesta quinta-feira
A apresentação será realizada na Praça Verde a partir das 17h
Durante as quintas-feiras de janeiro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura promoveu apresentações gratuitas do bloco Chão da Praça para deixar os frequentadores do CDMAC no clima do pré-Carnaval. Nesta última quinta-feira do mês, em virtude do grande show de homenagem que será feito a Luiz Gonzaga, no Anfiteatro, a folia será transferida para a Praça Verde e começará a partir das 17h, com discotecagem de Henrique Dídimo. O pesquisador musical apresentará sucessos carnavalescos dos anos 60 e 70, com pitadas de tropicalismo, psicodelismo, poesia e guitarras. Das 18h30h às 21h, o grupo Os Transacionais e convidados, entre cantores e instrumentistas, que resgatam o melhor das canções brasileiras de carnaval, desde a época áurea das marchinhas da década de 30 até os carnavais dos anos 70 e 80, passeando pela diversidade de estilos, desde o Iê Iê Iê ao rock psicodélico, pelo samba-rock e carimbó, brega, romântico, disco e pop nacional.
Chão da Praça
Músicos de reconhecidas bandas autorais cearenses como Alegoria da Caverna, Obskure e Os Ultraleves reúnem-se com a com a proposta de resgatar, a partir de um trabalho sério de pesquisa e experimentação, o melhor da música carnavalesca brasileira. Com um repertório formado por frevos, swingues, sambas, marchinhas, galopes, cirandas e afoxés, o Bloco promete levar o público à atmosfera dos carnavais antigos e a um passeio pela mistura de estilos, ritmos e temáticas que marcam a diversidade do Brasil.
Os Transacionais Vitoriano, Jolson Ximenes, Juliana Costa, Miguel Basile e Wilker Dangelo fazem apanhado de músicas com influências do carimbó e da guitarrada do Pará, do swing do eixo Rio-São Paulo, da Jovem Guarda, do Tropicalismo e da irreverência da música latina. Um show que contempla também importantes compositores nordestinos, como os cearenses Fausto Nilo, Lauro Maia, Ednardo, Fagner, Stélio Valle, os baianos Armandinho e Dodô e Osmar, Moraes Moreira, Caetano Veloso, os pernambucanos Alceu Valença e toda trupe talentosa de artistas brasileiros.
Serviço:
Bloco Chão da Praça
Data: 31 de janeiro de 2013
Local: Praça Verde
17h - Discotecagem com Henrique Dídimo
18h30 - Show Os Transacionais
18h30 - Show Os Transacionais
21h - Encerramento.
Acesso livre
Acesso livre
Informações à Imprensa: 3488.8625 / 8733.8829
Livro sobre qualidade da programação infantil da TV Brasil será lançado nesta quinta-feira no Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) sedia nesta quinta-feira (31) o lançamento do livro "Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil", às 19h, no Auditório. A obra, produzida pelas professoras Inês Vitorino e Andréa Pinheiro, com a contribuição de pesquisadores do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), e editada pela Insular, é resultado de pesquisa sobre a qualidade da programação infantil da TV Brasil, televisão pública gerida pela Empresa Brasil de Comunicação. Na ocasião, os autores participam de bate-papo com o público sobre o processo de pesquisa e exibirão trechos de alguns dos programas pesquisados.
O livro lança um olhar atento à questão da qualidade dos programas infantis da TV pública. Além de estudo bibliográfico minucioso sobre a questão da qualidade na televisão, foram analisados 221 episódios dos 23 programas infantis exibidos pela TV Brasil entre outubro de 2010 e janeiro de 2011, como Castelo Rá-Tim-Bum, Dango Balango, Vila Sésamo, TV Piá, Cocoricó, entre outros. Segundo as autoras, foram pesquisados um conjunto de aspectos formais e de conteúdo presentes nas obras audiovisuais, levando em consideração critérios como diversidade, inovação/criatividade, promoção do desenvolvimento integral, promoção de modelos de conduta construtivos, estímulo à cultura nacional e à cidadania, interatividade e inocuidade.
A análise da qualidade dos programas exibidos na emissora pública de TV “possibilita conhecer de perto a oferta de programas para a criança e é um passo importante no sentido de inserir nas políticas públicas de comunicação essa dimensão da qualidade do que é oferecido às crianças”, defende a pesquisadora Inês Vitorino.
Para Andrea Pinheiro, a pesquisa contribuirá, também, para futuros estudos da área. “O modelo utilizado nas análises dos programas está inteiramente delimitado no livro, podendo ser usado em próximas pesquisas sobre a qualidade em obras audiovisuais destinados às crianças. Dentre os nossos objetivos, estava o de recomendar melhorias nos programas exibidos pela TV Brasil e propor um debate sobre a qualidade na programação infantil televisiva. Creio que conseguimos”, avalia.
Serviço:
Livro “Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil” - Lançamento e bate-papo com o público.
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Horário: 19 horas
Preço do livro: R$52,00 (no lançamento será vendido por R$30,00)
Mais informações: Nut Pereira (8748-8813 / nutpereira@gmail.com) e Sarah Coelho (8861-2111 / sarahoccoelho@gmail.com)
Luciana Vasconcelos
Assessora de Comunicação e Marketing do IACC
(85) 3488.8625 / (85) 8733.8829
@_dragaodomar
Comentários
Postar um comentário