A Copa do Mundo de 2014 começa a sair do mundo dos projetos. Em 16 de dezembro de 2012, a exatos 543 dias do início da competição, o Arena Castelão será entregue, com a presença da presidente Dilma Rousseff. A maior arena esportiva multiuso do Norte e Nordeste do Brasil está pronta para o Mundial, a Copa das Confederações de 2013, os jogos dos times cearenses e as atividades culturais da população, com segurança e conforto.
Para cumprir o cronograma, o consórcio formado pela Construtora Andrade Mendonça e a Galvão Engenharia envolveu um total de 2.000 colaboradores nas obras de reforma, ampliação e modernização das instalações do estádio Plácido Aderaldo Castelo, o velho Castelão, inaugurado em 1973. A ideia era modernizar e, ao mesmo tempo, manter as características históricas do local.
As obras começaram no dia 13 de dezembro de 2010, quando o governador Cid Gomes assinou a ordem de serviço e o contrato com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Em dois anos, transformaram-se a arena e o entorno, com uma praça de acesso de 55 mil m², estacionamento coberto para cerca de dois mil veículos, infraestrutura de serviços e edifícios para abrigar órgãos estaduais.
Para dar conforto ao público e, ao mesmo tempo, ser atrativo para eventos como shows, convenções e feiras, uma série de intervenções foram realizadas na Arena Castelão, a exemplo da fachada do acesso principal com estrutura em pele de vidro, que acompanha a curvatura do estádio. O uso desse material evita o aquecimento interno por não absorver os raios solares, proporcionando conforto térmico e redução de consumo de energia com uso de ar condicionado.
A cobertura da Arena Castelão tem 36 mil m² e protege todos os 67 mil lugares. Para evitar sombreamento no gramado, prejudiciais à qualidade da transmissão televisiva, ela, apesar de ser constituída de telhas metálicas, tem, na extremidade interna, anel composto por policarbonato ou telhas translúcidas. A medida evita sombreamento em trechos do gramado, causado pela posição solar. A estrutura dos pilares de sustentação foi projetada para suportar as vibrações das arquibancadas. A cobertura também foi preparada para receber placas de energia fotovoltaicas.
Com a reforma, o gramado ficou mais próximo dos torcedores – a distância das cadeiras inferiores diminuiu de 40 para 10 metros. Pessoas com necessidades especiais agora contam com 2,5% dos assentos (1.675 lugares), acima do 1% obrigatório pelas normas do Ministério do Esporte.
Também foram realizadas mudanças nas cabines de imprensa, camarotes, vestiários, túneis de acesso ao campo. Atendendo às exigências da FIFA, a obra da Arena Castelão seguiu o modelo de construção sustentável. Para receber um dos principais selos verdes, a certificação Leed, vários cuidados foram tomados, incluindo a reciclagem de todo o concreto das demolições, que se transformou em material para a pavimentação do estacionamento.
Também foram adotadas tecnologias como sistema de esgoto à vácuo, que permite uma redução de 90% do consumo de água e posteriormente a mesma redução da demanda ao sistema de esgotamento sanitário da cidade e sistemas de ar condicionado de alta eficiencia energética, com uso de Chillers para resfriamento de água e sistemas VRF compõe os sistemas de ar condicionado do Castelão.
Além disso, os projetos de iluminação foram desenvolvidos para minimizar o consumo de energia, com utilzação máximo da luz natural, dividindo circuitos, e utilizando controle automático para minimizar ao máximo o impacto ambiental, sendo ainda adotado o reaproveitamento de águas de chuva e geradores para cargas essenciais utilizando motores movidos à gás natural (energia limpa).
O Castelão está pronto para receber 67 mil espectadores e jogos importantes. Em 19 de junho de 2013, será palco do clássico entre Brasil e México, pela Copa das Confederações. No dia 23, a Espanha, campeã do mundo, enfrenta a seleção vencedora do torneio nacional africano. Depois dos jogos da primeira fase, o Castelão terá ainda uma semifinal da competição. A obra consumiu R$ 518,6 milhões, dos quais R$ 351,5 milhões vieram do BNDES e o restante do Governo do Ceará.
Mais detalhes do projeto
- Cadeiras
Os assentos têm proteção V0 (V zero) e UV, tecnologias que evitam a propagação de chamas são mais resistentes a impactos.
- Gramado
A Arena Castelão é a primeira a receber o tapete verde que cobre o campo já em caráter definitivo.
- Cine Clube Arena Castelão
A sala de cinema tem capacidade para 150 lugares e uma tela de 7m de largura por 4m de altura. A ideia é oferecer programação educativa e cultural relacionada ao esporte. Com entrada gratuita, funciona aos
sábados, com sessão única às 18h para as primeiras 150 pessoas que chegarem ao local.
- Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira
O espaço é dividido em quatro temáticas: História do Futebol Cearense, com passagem por seus clubes; Grandes Clássicos, com a história dos seus astros; Personalidades; e um espaço dedicado à Arena Castelão. O Espaço possui dois miniauditórios com capacidade para até 30 pessoas, onde são apresentados depoimentos de personalidades importantes como jogadores, historiadores e árbitros.
- Top Moda Castelão
O centro de compras disponibilizará 58 lojas na parte interna do estádio para empresários do setor de moda nos segmentos de confecções, calçados e acessórios.
Arena Castelão em números
- Assentos cobertos - 100%
- Visibilidade dos setores - 100%
- Área total construída - 215.702,06 m²
- Capacidade total - 63.903 lugares
- Estacionamento coberto - 1.997 vagas
- Estacionamento aberto - 2.200 vagas (depois dos eventos FIFA)
- Área para restaurante, hospitality, lounge VIP e VVIP - 1.600 m²
- Área da praça - 55.000 m²
- Acessos ao podium do estádio - 6
- Acessos ao estádio - 18 com 112 catracas
- Área de imprensa dentro do estádio - 4.800 m²
- Área de imprensa durante a Copa - 6.000 m²
- Área de tendas temporárias de hospitalidade durante a Copa - 62.464,94 m²
- Tempo máximo de espera para ingresso no estádio - 0
- Tempo máximo de evacuação - 8 minutos.
Mais informações com a assessoria de imprensa da Andrade Mendonça
Communicação Assessoria Empresarial
Avenida Paulista, 2006, Cj 1008. Cerqueira César. Cep: 01310-200 — São Paulo-SP
Tel: 11 3285 5410
www.communicacao.com.br
Comentários
Postar um comentário