(Assessoria de Imprensa) - A edição deste domingo, 11, do O POVO traz o especial Planeta Seca. Uma grande reportagem, em 16 páginas, sobre a estiagem de 2012 que tomou conta de 178 municípios cearenses.
O documento atualiza a discussão sobre um recorrente fenômeno natural que faz parte do dia a dia de quem mora no semiárido brasileiro. Mais presente do que a ocorrência das chuvas.
Configuração
Dizer que não há uma nova configuração de cenários do Interior do Nordeste é ser injusto. Mas a a falta de políticas permanentes e de transferência de renda, assim como insegurança alimentar e a insustentabilidade hídrica ainda fazem padecer pelo menos 1 milhão e 800 mil pessoas. Fora os animais silvestres e os rebanhos bovino, caprino e ovino.
Repórteres do O POVO percorreram mais de 2 mil quilômetros entre as quatro regiões mais devastadas pela seca deste ano. Os signos que compõem o imaginário em torno da estiagem são os mesmo, porém as estratégias que vêm sendo implantadas pedem mais complexidade na observação.
A propósito: O Ceará receberá R$ 145,2 milhões dos R$ 1,8 bilhão anunciados pelo Governo Federal para investimentos em 19 obras. Na relação dos municípios cearenses contemplados pelo Ministério das Cidades estão Juazeiro do Norte, Aracati, Tauá, Itapipoca, Sobral, Russas, Quixadá e Caucaia. A execução das obras será feita pelos estados e municípios, sob a supervisão da Caixa Econômica Federal.
Comentários
Postar um comentário