De 10 a 16 de novembro, Fortaleza será sede do Campeonato Brasileiro das Classes Hobie Cat 14 e Hobie Cat 16. O evento acontece no Iate Clube de Fortaleza e as disputas serão realizadas na enseada do Mucuripe, tendo como limites o Marina Park Hotel e a Praia do Mucuripe. Ao todo estão programadas 10 regatas de ambas as classes (14 e 16) e são esperados cerca de 50 atletas do Brasil inteiro. O principal destaque da classe Hobie Cat 16 no Brasil é a dupla Bernardo Arndt e Bruno Oliveira, atuais Vice-campeões Pan Americanos (Guadalajara 2011), entretanto sua presença ainda não foi confirmada. A atual dupla campeã brasileira da Hobie Cat 16, Cláudio Cardoso (PE) e Mequias Queiroz (CE), também é destaque e brigará pelo título, sendo que em nova formação: Cláudio Cardoso formará dupla com Carla Nottingham (CE), uma das velejadores femininas de Hobie Cat 16 mais completas da atualidade, enquanto Mequias Queiroz será o proeiro da dupla com Daniel Nottingham (CE), velejador com experiência e títulos em diversas classes do iatismo e um dos atuais destaques de nosso Estado na classe Hobie Cat 16. Outro destaque é a dupla Robert Bezerra e Gilberto Feliz (conhecido nacionalmente como Beto Magrinho), com o atual título de Vice-campeão Norte-Nordeste e quarto lugar no Campeonato Brasileiro 2011. O atual campeão brasileiro da classe Hobie Cat 14, Fábio Espinar (PB), também promete brigar pelo título na classe Hobie Cat 16.
Espera-se que o vento deste campeonato esteja com velocidade média entre 15 e 20 nós (aproximadamente entre 27 e 37 km/h), considerada de intensidade média/forte pelos velejadores e ideais para a pratica deste esporte.
Curiosidade:
O Hobie Cat 16 é a classe de catamarã mais velejada no mundo inteiro, isso justifica-se pela adrenalina de se velejar este barco em locais com ventos fortes e constantes. A classe faz parte do seleto grupo de barcos classificáveis para os jogos Pan Americanos e, ao que tudo indica, será a escolhida para definir a dupla mista brasileira que participará dos Jogos Olímpicos de 2014, no Rio de Janeiro, na classe Nacra 16.
(Assessoria de Imprensa)
Comentários
Postar um comentário