A edição 2012 do projeto Concertos Solidários estréia na cidade de Canindé, de 10 a 13 de novembro, com apresentações musicais na Basílica de São Francisco, Capela da Imaculada Conceição, Igreja Nossa Senhora das Dores, Casa de Recuperação para Dependentes Químicos (Fazenda Sousa), escolas Joaquim Magalhães e José Freire de Freitas - Pólo de Artes e Joaquim Magalhães, Aabb e Secretaria Municipal da Assistência Social. Serão mais de 15 apresentações na cidade, promovendo o encontro das pessoas com solistas e grupos de Canindé e de Fortaleza. Todas as apresentações são gratuitas, estimulando a doação voluntária de alimentos não perecíveis para instituições benemerentes de Canindé.
A série Concertos Solidários está na quarta edição e realiza-se em igrejas, instituições benemerentes, projetos sociais e escolas que trabalhem com música. Em sua primeira edição, em 2001, passou pela Igreja Matriz de Aquiraz e igrejas de Fortaleza. Em 2008 e 2009, Sobral e Fortaleza, já incluindo aula-espetáculo em instituições benemerentes, escolas e projetos sociais. Agora em 2012, incorpora djs e um encontro de colecionadores de música, além dos recitais, concertos e aula-espetáculo. Amplia-se (são 24 concertos, entre outras atividades) e ganha o formato de festival-escola, sintonizando com instituições que trabalham com formação artístico-musical.
Em 2012, Canindé entra na rota dos Concertos Solidários pela primeira vez, recebendo diferentes vertentes da música. De formações distintas, a cidade acolherá o intercâmbio entre solistas e grupos de Canindé (Banda de Música J. Ratinho, Grupo de Flautas da Aabb Comunidade, Orquestra de Violinos do ProJovem Adolescente e três gerações de sanfoneiros) e de Fortaleza (formações da Orquestra Sinfônica da Uece, violonista Marco Leonel Fukuda e a DJ Renatinha).
ATRAÇÕES - Filha do colecionador de música Osmar Onofre, a dj Renatinha estréia no projeto, levando seu repertório de músicas do Brasil em conexão com músicas de outros países da América Latina e Caribe para a Casa de recuperação para dependentes químicos, na Fazenda Souza. O violonista Marco Leonel Fukuda faz quatro concertos especiais, um deles acontece após a tradicional missa de domingo (domingo, dia 10, às 18h) do principal templo da cidade: a Basílica de São Francisco. Em todas as apresentações, Marco Leonel Fukuda toca e conta a história do violão no Brasil. Criada há menos de três anos junto ao Curso de Música da Uece, a Orquestra Sinfônica sob a batuta do maestro Alfredo Barros vem se firmando como uma orquestra-escola de jovens músicos. Apresentará em Canindé repertórios que cruzam vários tempos da história da música.
Criada em 1960, a Banda de Música J. Ratinho fará a abertura do Concerto da Fundação Cultural Maestro J. Ratinho (sábado, dia 10, 19h) com um repertório dedicado a celebrar o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. É a grande noite artístico-cultural de Canindé, quando a fundação que leve o nome do maestro criador da banda faz a entrega da comenda J. Ratinho. Esse ano, entre os homenageados estão sanfoneiros da região, de três gerações: Sávio Silva Martins, de 12 anos, é o mascote entre Erivando Freitas Silva, Estevão Luis Dias, Didi dos Brasas, Maria Lenir Gomes Freire e Toinho dos Brasas. Também de Canindé, o grupo de flautas e a orquestra de violinos são mostras de ações formativas na área da música realizadas na Cidade.
O projeto Concertos Solidários é contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Uma realização da produtora Cris Queiroz, tem apoio da Aço Cearense. Em Canindé, conta com apoio da Paróquia de São Francisco das Chagas , Fundação Cultural Maestro J. Ratinho e Universidade Estadual do Ceará. A segunda etapa se realizará em Fortaleza, na última semana de novembro e primeira semana de dezembro.
Canindé, 10 a 13 de novembro 2012
Programação gratuita e com a doação de alimentos não perecíveis para instituições benemerentes de Canindé
Sábado, 10
9h na Casa de recuperação para dependentes químicos, Fazenda Sousa
Louvores: moradores dão as boas-vindas aos visitantes
Orquestra de Violinos ProJovem Adolescente
Marco Leonel Fukuda (violão)
DJ Renatinha
19h no Pólo de Artes - Escola José Freire de Freitas
Concerto da Fundação Cultural Maestro J. Ratinho com 100 Anos de Luiz Gonzaga
Encontro de três gerações de sanfoneiros (homenageados): Erivando Freitas Silva, Estevão Luis Dias, Didi dos Brasas, Maria Lenir Gomes Freire, Sávio Silva Martins e Toinho do Dedé
Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Uece
Domingo, 11
18h na Basílica de São Francisco (começa logo depois da missa das 18h)
Marco Leonel Fukuda (violão)
Segunda, 12
9h na AABB
Grupo de Flautas - Projeto AABB Comunidade
Marco Leonel Fukuda e a história do violão no Brasil
17h na Escola Joaquim Magalhães
Marco Leonel Fukuda e a história do violão no Brasil
Terça, 13
9h na Capela da Imaculada Conceição (vizinho à Apae)
Quarteto de Sopros da Sinfônica da Uece
11h na Igreja das Dores (antes da Missa)
Quarteto de Cordas da Sinfônica da Uece
18h na Secretaria Municipal da Assistência Social
Orquestra de Violinos do ProJovem Adolescente
Quarteto de Cordas da Sinfônica da Uece
19h no Pólo de Artes - Escola José Freire de Freitas
Quinteto de Sopros da Sinfônica da Uece
Jornalista responsável: Bianca Felippsen (85) 9688-8008 / 8878-8464
Comentários
Postar um comentário