Com o tema “Experiências Exitosas no Semiárido”, a 19ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2012/ XIV Agroflores/ Expofood) será realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Promovido pelo Instituto Frutal, o evento objetiva ampliar a discussão sobre educação e tecnologia e ressaltar os esforços para melhorias no setor da fruticultura, floricultura e agroindústria. O evento é gratuito, das 14h às 22h.
Durante os quatro dias da feira, os participantes poderão visitar estandes de produtores de frutas, flores, sucos e polpas, além de terem a oportunidade de participar de diversas atividades, divididas em cursos e palestras técnicas, seminários técnicos e setoriais, painéis, mesas redondas e oficinas. Segundo o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, o Ceará enfrenta, atualmente, a maior seca da história, comparada à dos anos 1915 e 1958 no que diz respeito à pluviometria. No entanto, não acontece a mesma tragédia dos anos anteriores, devido às políticas sociais de transferência de renda do governo e da adoção de soluções tecnológicas locais que fortalecem a economia agrícola regional para, assim, reduzir os riscos de perdas das safras.
Além de dar ênfase à capacitação como fator determinante no desenvolvimento, a Frutal 2012 oferece cursos técnicos nos setores da fruticultura, floricultura e agroindústria, ministrados por renomados especialistas nacionais e internacionais, sempre das 8h às 12h. Os interessados podem fazer a inscrição pelo site (www.frutal.org.br).
XIV Agroflores
A fim de contribuir para um maior desenvolvimento da floricultura no Ceará, o Instituto Frutal, a Associação de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais (Floresce) e a Câmara Setorial de Flores (CSFlores) realizarão a XIV edição da Agroflores.
Entre palestras, mostras científicas, demonstração e confecção de arranjos florais, exposição de produtos da floricultura do Estado e cursos técnicos com palestrantes renomados, o objetivo da Agroflores é tornar o segmento ainda mais competitivo, sustentável e de qualidade.
O Estado do Ceará é destaque nas exportações brasileiras de agronegócios. No que se refere a flores, configura-se como o maior exportador do País de rosas. Já no tocante a flores ornamentais, os produtos cearenses ocupam a segunda posição no ranking de exportações nacionais do segmento. Somente em 2011, a exportação de flores foi responsável pela arrecadação de mais de U$ 5 milhões de dólares para o Estado.
Expofood
Um dos grandes destaques desta edição da Frutal é a Expofood, feira essencial de alimentos.
Os cerca de 40 mil visitantes poderão participar de oficinas, fazer degustações e apreciar concursos de chefs nacionais e internacionais. Além disso, haverá o Espaço do Chef, uma área de 100m² com a infraestrutura necessária para sediar toda a programação.
Às 19h do dia 26 de setembro, ocorrerá o lançamento do V Festival do Camarão da Costa Negra, grande evento do calendário gastronômico cearense. Na ocasião, chefs convidados irão preparar petiscos à base de camarão, que serão fornecidos pela Associação de Carcinicultores. Também haverá degustação de vinhos e petiscos oferecidos pelos parceiros do evento.
No último dia da feira, às 18h, haverá o concurso “Quem disse que empreendedor não é chef?”, em que os produtores e donos de supermercados participarão de um concurso de culinária. O júri será composto por jornalistas e chefs de cozinha renomados.
Portugal Fresh na Expofood
A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal também estará presente na Frutal 2012. A organização, que visa promover nacional e internacionalmente a agricultura portuguesa, terá um estande durante os três dias de feira, que será inaugurado às 21h, e contará com as presenças do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Mendes Ribeiro Filho, além do vice cônsul de Portugal, Francisco Brandão, e representantes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep) no Brasil. Além disso, haverá degustação permanente dos vinhos, azeites e produtos – frutas e legumes – vindos de Portugal.
Essa parceria do Instituto Frutal, organizador da Frutal/Expofood 2012, e da Portugal Fresh marca o “Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal”, que iniciou no dia 7 de setembro e será encerrado no dia 10 de junho de 2013. Esse programa, criado pelo governo português, propõe oportunidades para atualizar as imagens recíprocas, promover as culturas e as economias de ambos os países e estreitar os vínculos entre as sociedades civis das duas nações.
História
A Frutal foi criada em 1994, visando facilitar a vida do pequeno agroinvestidor, trazendo dicas de novas técnicas de plantio e manejo da terra, curso de capacitação, encontro de negócios e feira. Desde a sua criação, o Ceará, em especial, tem aumentado suas exportações de frutas de pouco mais de 8 milhões para 102 milhões de dólares e, em 2011, se tornou o terceiro maior exportador de frutas do País. Atualmente, o Porto do Pecém, localizado na região metropolitana de Fortaleza, é o líder nacional na exportação de frutas.
Serviço
Frutal 2012/ XIV Agroflores/ Expofood
Data: 25, 26 e 27 de setembro
Local: Centro de Eventos do Ceará
Horário dos cursos técnicos: 8h às 12h
Horário de visitação: 14h às 22h
Mais informações:
VSM Comunicação
(85) 3456.6100
Contatos:
Débora Duarte– cel.: 8861-3003
Tuyná Fontenele – cel.: 9922.7111
Comentários
Postar um comentário