(VSM Comunicação) - A FRUTAL/AGRIFLORES/ EXPOFOOD 2.012 - 19ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2012), que acontecerá de 25 a 27 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, foi lançada oficialmente, em Fortaleza, durante reunião do Pacto de Cooperação de Agropecuária Cearense (Agropacto).
Na ocasião, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) foi representada pelo titular da pasta, Nelson Martins, que juntamente com o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, apresentaram experiências exitosas de projetos de convivência com o semi-árido e a programação da 19ª edição da Frutal, que terá como tema o assunto. Sacretário Nelson enfatizou políticas desenvolvidas pela SDA, em parceria com o Governo Federal e os municípios, e instituições financeiras nacionais e internacionais, para viabilizar a fruticultura e outras atividades no setor da agropecuária.
Entre os programas apresentados para a viabilização da fruticultura, a construção de mandallas, que podem reunir o plantio de diversas culturas numa área de 2.500 metros quadrados em canteiros circulares formados ao redor de um reservatório de água. Até 52 tipos de culturas, entre hortaliças, verduras, ervas medicinais, grãos e frutas podem ser plantados em uma única mandalla. Também podem ser criados peixes, aves, ovinos, caprinos e bovinos. Para 2012, o Projeto receberá investimentos
Outra iniciativa destacada foi a recuperação de perímetros irrigados, entre eles os perímetros do açude Castanahão (Alagamar, Madacaru e Curupati), que permitirão a produção de frutas e a pecuária leiteira como forma atividades econômicas para os beneficiários.
Durante o encontro, o secretário Nelson Martins informou que mais recursos estão previstos para os investimentos nas atividades produtivas e para a capacitação de agricultores. “Investindo na agricultura familiar nós beneficiamos também o agronégócio, que pode contar com novos fornecedores e com produtos de qualidade para serem colocados no mercado”, afirmou o secretário Nelson Martins.
Ainda durante o evento, o coordenador de desenvolvimento da agricultura familiar, Itamar Lemos, apresentou os investimentos realizados na fruticultura. Entre as ações ele destacou a entrega de kits de irrigação com medidores horosazonais, que no período da noite porporcionam economia de energia de até 70%.
Essas e outras experiências exitosas serão apresentadas durante a edição da Frutal 2012, que será realizado entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará. Para o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, as ações desenvolvidas pelo Estado nos últimos anos e a intensiva capacitação do produtor que vem sendo realizada nestes 19 anos de FRUTAL, estão dando mais condições aos agricultores de convivência com a estiagem. “Esta é a primeira grande seca no estado, em que de fato estamos convivendo com a seca, viramos uma pa'gina cruel da nossa história da tragédia humana e na edição deste ano da Frutal nós vamos apresentar práticas vitoriosas de uso racional da água para irrigação com o apoio do Poder Público e outras práticas que vem da agricultura familiar para servirem de exemplo para a produção de frutas no Ceará”, disse.
Entre as presenças no evento, o coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Itamar Lemos; superintendente de Agricultura do ceará Maria Rufino, José Maria Pimenta, presidente da Ematerce; Reginaldo Moreira, presidente da Ceasa; e Augusto Júnior, presidente da ADAGRI, além de técnicos da CODAF.
Comentários
Postar um comentário