Amanhã, nomes de referência nacional em Cultura Digital visitam experiências públicas de Fortaleza. A atividade integrará a programação da Feira da Música, como uma Roda de conversa itinerante sobre Políticas Públicas de Cultura Digital, com o objetivo de promover uma troca de experiências.
O percurso da visita partirá às 9h30 do Estoril, com destino ao complexo cultural Vila das Artes. Em seguida, o grupo visitará o CUCA Che Guevara, na Barra do Ceará. Dentre os convidados, estarão presentes o produtor cultural e teórico da contracultura e da cultura digital, Cláudio Prado, e o produtor cultural, idealizador e co-fundador do Espaço Cubo, em Cuiabá, um dos coletivos fundadores do Circuito Fora do Eixo, Pablo Capilé, além de membros do comitê Fortaleza Digital e Criativa, da Prefeitura de Fortaleza.
Nesta edição, o Ciclo de Intervenções Criativas de Arte e Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, estará presente durante todo o evento, promovendo a apropriação das tecnologias pela população, através de computadores com acesso livre, debates e oficinas. A programação é gratuita e as inscrições para as oficinas serão realizadas no local do evento.
A Feira da Música 2012, evento realizado pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (ProDisc) e promovido pelo Município, através da Secultfor, ocorre oficialmente entre os dias 22 e 25 de agosto, ocupando o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e seu entorno, com shows musicais, oficinas, palestras, painéis, workshops, rodas de negócios, exposições, luthieria e ações de conscientização socioambiental.
Quem vai participar da visita:
Cláudio Prado - Produtor cultural e teórico da contracultura e da cultura digital. Foi coordenador da ação de Cultura Digital da Secretaria de Programas e Projetos do Ministério da Cultura entre 2004 e 2008. Fez parte nos anos 60 e 70 do movimento hippie e se envolveu com a produção de shows e festivais de música: co-fundou o Festival de Glastonbury e produziu o primeiro Festival de Águas Claras, em 1975, o “woodstock brasileiro”.
Pablo Capilé é produtor cultural, idealizador e co-fundador do Espaço Cubo, em Cuiabá, um dos coletivos fundadores do Circuito Fora do Eixo, em 2005. No Cubo, concebeu tecnologias de gestão sócio-cultural, como oCubo Card (moeda complementar que se pauta em princípios da economia solidária), e se tornou referência nacional no assunto. Produziu diversos festivais independentes de rock em Cuiabá e passou a agir politicamente com o Cubo, pelas vias dos conselhos municipais, fóruns de cultura e secretarias. Articula o crescimento do Fora do Eixo pelo país e a organização do festival Grito Rock América do Sul, em 80 cidades do continente ao mesmo tempo, durante o Carnaval brasileiro. Capilé também é produtor da banda Macaco Bong, que teve o CD eleito como o melhor de 2008 pela revista Rolling Stone. É um dos articuladores, também, do recém-criado Partido da Cultura (PCult).
Comentários
Postar um comentário