O leite materno é rico em proteínas, carboidratos e sais minerais, e além de ajudar no crescimento e no desenvolvimento do bebê, é o elo mais direto que a criança tem com a mãe durante os primeiros meses de vida. O ato de amamentar é ressaltado na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece até 7 de agosto e visa estimular e esclarecer os benefícios da amamentação.
A Unimed Fortaleza, visando um cuidado específico para as gestantes, promove um trabalho na Medicina Preventiva de orientação, valorização e cuidados na gravidez. A Oficina para Gestante existe há dois anos, e os encontros são orientados por profissionais da área de ginecologia e pediatria, fazendo o acompanhamento das grávidas até o final do ciclo de gestação. Os encontros consistem em quatro módulos presenciais, aos sábados, de 8h às 12h, e conta com a participação de cerca de 30 gestantes por oficina, onde cerca de 500 gestantes já foram beneficiadas.
No encontro são abordados temas como aspectos fisiológicos e emocionais que fazem parte do período gestacional, alimentação saudável na gravidez e lactação, cuidados com o bebê e amamentação. Além dos médicos, a oficina tem a presença de nutricionistas e enfermeiras.
A pediatra responsável pela Oficina de Gestantes, Dra. Ana Lúcia de Almeida Ramalho, ressalta que a "amamentação ainda gera dúvidas nas mães, e que esse trabalho de orientação é importante para esclarecer que a prática faz bem tanto para a elas, quanto para os filhos". A pediatra lembra que as mães devem ser estimuladas a amamentar, pois isso proporciona um bom suporte para o crescimento e a saúde do filho.
No Hospital Regional Unimed (HRU)
O HRU conquistou o prêmio Hospital Best, pela oitava vez, sendo sete consecutivas, na categoria Hospital e Maternidade Regional do Ano e Centro de Diagnósticos. O Complexo está dividido em três áreas: Centro Obstétrico, Unidade Neonatal e Posto de Coleta de Leite Humano. O Hospital foi a primeira instituição privada a disponibilizar um serviço de Posto de Coleta de Leite Humano. Além disso, é mantida parceria com a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), Instituição que realiza há 42 anos atividades de atenção a saúde da mulher e ao recém-nascido. Atualmente, entre os hospitais, o HRU é o maior doador de leite materno para a entidade. Informações: (85) 3277.7735.
Saiba Mais
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) as mães devem amamentar os filhos apenas com leite materno até os seis meses de idade, sem a necessidade de alimentos complementares como água, suco ou outro leite. Segundo a OMS, esse alimento é como uma vacina, que protege a criança de muitas doenças.
Assessoria de Comunicação da Unimed Fortaleza
Contatos: (85) 3255.3638/ 3654
Comentários
Postar um comentário