Além de apreciar uma das mais belas vistas da cidade e do pôr-do-sol mais disputado de Fortaleza, quem for à Ponte dos Ingleses vai aproveitar também boa música: o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, promove apresentações de bandas de hoje (20) a domingo (22), sempre entre 18h e 20h30.
Quem abre a série é a banda O Verbo. Com 11 anos de estrada, o grupo formado por Alex Sampaio, Mauro Oliveira, Ponciano Braide e Wilson Neto é velho conhecido dos frequentadores de casas noturnas e restaurantes cearenses e já abriu espetáculos de grandes nomes da música brasileira, tais como Nando Reis, Skank, Kid Abelha, Lulu Santos, Nenhum de Nós e Engenheiros do Hawaii; e lançou ano passado o trabalho autoral A felicidade pode ser real.
Sábado, quem sobe ao palco da entrada da ponte é outra banda de destaque na cena local, a Reite. Com repertório baseado em clássicos dos anos 1970 e 1980 e muitas composições próprias, a Reite abriu no projeto Férias no Ceará, as apresentações de Natiruts, Jota Quest, Biquíni Cavadão, Kid Abelha, Lulu Santos e Roberta Sá.
Finalizando a programação do fim de semana, no domingo, os visitantes vão conhecer o Quarteto Vivace. Seus integrantes possuem formação erudita e têm um repertório que passeia entre o clássico e o popular. Da flauta transversa, da viola, do violino e do violoncelo do grupo saem composições dos Beatles, Tom Jobim, Chico Buarque, Villa Lobos, Luiz Gonzaga e trilhas sonoras de filmes.
Formado em 2012, o Vivace é o primeiro fruto do projeto de intercâmbio Briançon, Tempo de Brasil, apoiado pela Casa Civil do Governo do Estado, que deu bolsas de estudo para jovens músicos selecionados por audição e entrevista com professores brasileiros e franceses, concluírem seus estudos no Conservatório de Briançon, na cidade homônima, na França.
Ponte foi reaberta neste mês
Reaberta no último dia 13, depois de uma reforma, a ponte teve troca de madeiras danificadas no piso e muretas, nova pintura, tratamento anticorrosivo e contra insetos, recuperação e troca de teto nos quiosques, recuperação da murada de pedra e do piso de pedra cariri na entrada e novas instalações sanitárias. Ao todo, foram investidosR$ 371.622,47, oriundos do Tesouro Estadual.
Um pouco da história
No início do século XX, o Porto de Fortaleza necessitava de melhoramentos e vários estudos foram realizados com este fim. Em dezembro de 1920 foi aprovado o famoso projeto de Lucas Bicalho, Inspetor Federal de Portos, Rios e Canais que visava um plano de melhoramentos que satisfizesse a condição de oferecer uma suficiente extensão de cais, bem preparado, até 8 metros de profundidade.
Em 1921, a firma inglesa Norton Griffths & Company Limited foi contratada para a realizações destas obras portuárias. As construções ficaram a cargo o engenheiro J. H. Kirwood, assessorado por George Ivan Copo, Robert Bleaby e Sebastião Flageli. Como os engenheiros eram ingleses, a obra passou a ser conhecida com 'Ponte dos Ingleses'.
A construção da Ponte dos Ingleses ocorreu em março de 1923 com uma solenidade na qual estiveram presentes, entre outros, Justiniano de Serpa (na época Presidente do Estado).
SERVIÇO-
Das 18h às 20h30
Sexta(20) Banda o Verbo
Sábado(21) Banda Reite
Domingo(22) Quarteto Vivace
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Turismo do Estado
Carmen Inês Walraven/Mara Cybelly de Oliveira/Tunay Peixoto
Comentários
Postar um comentário