O líder do Governo da prefeita Luizianne Lins, na Câmara de Fortaleza, vereador Ronivaldo Maia (PT) disse hoje que com a decisão do PSB lançar candidatura própria para sucessão municipal agora na capital cearense, "zera" a posição do PT em relação ao apoio ao PSB para sucessão estadual em 2014. "Zera tudo em relação as 2014", disse Ronivaldo informando que na próxima quinta-feira (14), o PT se reúne com PV, PSC, PTN e PTdoB para começar a definir o vice na chapa do petista Elmano de Freitas.
O presidente estadual do PTC, vereador Marcelo Mendes faz outra leitura do possível rompimento do PSB com o PT em Fortaleza. "O presidente do PSB Ceará, o governador Cid Gomes não disse que a aliança com o PT está rompida. Para o governador com o atual nome de Elmano de Freitas apresentado por Luizianne para ser candidato não há conversa. Porém se o PT apresentar um outro nome ele voltar a sentar para apoiar a candidatura petista", afirmou Marcelo Mendes.
Para Marcelo Mendes o aceno de Cid é para que o PT Nacional intervenha no PT Fortaleza para manter a aliança. "Eu compreendo a sinalização do governador para que a Executiva Nacional venha a intervir aqui como aconteceu em Recife. Há nesse sinal do governador Cid de honrar a aliança com um pedido de socorro para a Nacional do PT venha a promover uma intervenção e indique um daqueles três nomes petistas que o PSB apova", prevê o vereador. Os nomes aceitos pelo PSB são dos ex-secretários de Cid: Camilo Santana, Nelson Martins e Francisco Pinheiro.
O PV, que apoia a candidatura do PT independente do nome, vê com o PSB indicando uma candidatura própria a possibilidade de uma segundo turno. "É isso que está se configurando, mas ainda há possibilidade do governador apoiar um candidato do PT", disse o vereador Eron Moreira (PV).
O líder do PSB na Câmara, vereador Elpídio Nogueira, revela que Cid Gomes ainda deseja manter a aliança com o PT. "Essa aliança para ser mantida agora depende do PT, que aceite a troca do nome de Elmano. Mas não tendo essa vontade do PT, o nosso partido tem grandes quadros e musculatura para disputar a eleição". Os três pré-candidatos do PSB são do presidente da Assembleia legislativa, deputado Roberto Cláudio; do ex-secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa; e do vereador Salmito Filho.
O vereador Vitor Valim (PMDB) considera a candidatura do PSB como certa e que o PMDB deve apoiar esta candidatura indicando o vice. "Vejo com alegria esta decisão do PSB e que o meu partido vai ter uma boa aliança com o PSB", afirmou.
Com o aceno do PSB de lançar candidatura própria para sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT), em Fortaleza, o vereador Iraguassu Teixeira (PTD) prevê uma das eleições mais disputadas dos últimos 30 anos. Iraguassu Teixeira reforça a chapa formada pelo deputado estadual Heitor Férrer (PDT) tendo na vice o empresário Alexandre Pereira (PPS) para disputar com os candidatos já colocados e cogita uma eleição acirrada.
Comentários
Postar um comentário