O governador do Ceará, Cid Gomes, anunciou esta noite, que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) decidiu não apoiar o nome indicado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar a Prefeitura de Fortaleza em outubro deste ano. Desta forma, o PSB sinaliza com o lançamento de uma candidatura própria, rompendo assim a aliança com o PT, que elegeu e reelegeu Cid governador em 2010 e reelegeu a atual prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), em 2008. O anúncio foi feito durante encontro do PSB na noite de hoje, no Hotel Blue Tree.
A tese da candidatura própria vinha sendo defendida pelos irmãos de Cid: Ciro e Ivo Gomes, que há algum tempo tecem duras críticas contra a administração de Luizianne Lins e principalmente ao candidato lançado por ela, o ex-secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas.
Cid Gomes mostrava-se reticente, mas acabou cedendo ao apelo dos irmãos depois que o PT anunciou o nome de Elmano Freitas. Para Ciro e Ivo, Elmano representa o "fracasso" da Educação em Fortaleza, onde indicadores da Secretaria de Educação Básica do Estado apontam a capital cearense com um dos piores desempenhos educacionais no Ceará. Para Cid, Elmano traduz o modelo exaurido da administração municipal.
O governador torcia pelo petista Camilo Santana, que até semana passada era seu secretário de Cidades, para manter a aliança com o PT. E ainda deu duas opções de petistas para permanecer na aliança: seus ex-secretários de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins; e de Cultura, Francisco Pinheiro. Mas Luizianne se mostrou firme na escolha de Elmano e foi taxativa dizendo que não trocará de candidato. Até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente nacional do PT, Rui Falcão tentaram costurar um acordo, oferecendo o apoio do PT aos PSB na sucessão de Cid Gomes, em 2014, mas também não obtiveram êxito.
Cid disse ao final da reunião que vai buscar conversar com os demais partidos da base aliada, exceto os que já anunciaram apoio a Elmano (PT, PV, PTdoB, PSC e PTN) para ganhar adesão a candidatura do PSB. Entre os partidos a serem procurados estão PMDB, PCdoB e PTB.
O PSB marcou sua convenção para o próximo dia 24, quando pretende escolher um nome do próprio partido para concorrer ao cargo majoritário na capital cearense. Os mais cotados são o ex-secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa; o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Roberto Cláudio; e o ex-presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho, que até o ano passado era filiado ao PT.
Agora Cid, Ciro e Ivo trabalham com o PMDB para indicação de vice da chapa encabeçada pelo PSB. Com isso o PMDB também sai da aliança com o PT. De um arco de 13 partidos que reelegeu Luizianne em 2008, hoje só cinco partidos continuam para 2012: PT, PV, PTdoB, PSC e PTN.
Comentários
Postar um comentário