A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) adquiriu dois opacímetros, que analisam quantitativamente a emissão de material particulado em veículos movidos a diesel, com o objetivo de modernizar e tornar mais precisos os testes durante a realização das blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra, realizado pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo). Atualmente, a autarquia utiliza a escala de Ringelmann Reduzida nas fiscalizações.
Técnicos da Semace envolvidos nas ações de combate à fumaça negra participaram de um treinamento teórico e prático sobre o funcionamento do opacímetro, que foi facilitado pelo Coordenador do Núcleo Sócio Ambiental da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão (Cepimar), Marcelo Brasil, e do técnico do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), André Soares.
Para obter os resultados o medidor de opacidade é ligado diretamente ao escapamento dos veículos do ciclo de diesel, através de uma sonda coletora e a um notebook com o devido software instalado. Em seguida, a fumaça é analisada de acordo com a obscuridade, reflexão e refração do feixe de luz interno do aparelho. Ao final, é gerado um relatório de inspeção, que dará fundamentação aos possíveis autos de infração.
Os resultados dos teste são em porcentagem ou pelo coeficiente da quantidade de fumaça emitida por metro (k). O novo aparelho é configurado de acordo com os parâmetros previstos na legislação ambiental vigente, que compreende a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) Nº 418/09, a NBR 13037 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Instrução Normativa Nº06, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Saiba mais
Nas fiscalizações atuais a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzida, na qual as medições do índice de fumaça negra são avaliadas de acordo com cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é multado.
Assessoria de Comunicação
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov
Comentários
Postar um comentário