O Movimento CYAN, da Ambev, promove o Aqualume, festival cultural para conscientizar a população sobre o uso racional da água. O evento acontece paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, até 24 de junho, às margens da lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O objetivo do Aqualume é aproximar a população da discussão sobre o destino dos recursos naturais, tema que é um dos pontos de debate mais aguardados para a Conferência.
O evento será aberto ao público e funcionará das 19 às 23 horas. No domingo (24) haverá atrações especiais para as crianças a partir das 16 horas. São esperadas cerca de cinco mil pessoas por dia.
Com uma tecnologia inovadora, uma tela d’água de 600m², criada a partir de uma bomba submersa, será instalada na lagoa. Serão exibidos curtas-metragens, animações, clipes musicais, fotografias, além de conteúdos relacionados à sustentabilidade. A programação do Aqualume conta ainda com apresentações musicais, teatrais e circenses e atividades educativas.
“Nosso objetivo é trazer o debate de questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do planeta para o dia a dia das pessoas. Com a iniciativa nós queremos estimular o uso racional da água e engajar a população nessa causa”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev.
Desenvolvido pela Biruta Ideias Mirabolantes, o Aqualume tem patrocínio da Ambev, da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura, do BBDTVM, com apoio da prefeitura municipal do Rio de Janeiro e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).
Apresentações artísticas
O Aqualume vai proporcionar ao público uma série de atrações artísticas na Lagoa. Será realizada todos os dias, às 19h, uma performance circense – malabares, palhaços ou mágicos. Em seguida, será apresentado um show musical e, especialmente no dia 20/6, haverá uma apresentação de stand-up comedy. Dentre as atrações estarão os cantores Rogê, Thaís Macedo, Roberta Espinosa, Matheus Von Kruger e Quinho, as bandas Chicas, Mohandas, Black Bird, Orleans Original Jazz, Up With People e Letuce.
Conteúdo sustentável
Às margens da Lagoa serão realizadas diversas atividades educativas. Haverá a exposição virtual Índice Hidrológico, onde serão exibidas as pegadas hidrológicas de diversos produtos e alimentos, permitindo identificar o quanto se gasta de água para produzir cada item exposto. A ideia é que o público conheça a importância da água em toda a cadeia produtiva.
Outra ação educativa será um quizz montado dentro de um aquário. As perguntas estarão presas a bóias. O público “pesca” a questão e depois tenta acertar a resposta correta. As informações do quizz serão exibidas no telão.
Crianças
O Aqualume terá uma programação especial para o público infantil. Nos domingos, 17 e 24 de junho, o evento começará mais cedo, às 16h, e terá atividades de recreação sobre o tema “experiências com água” e contação de histórias. As crianças também poderão assistir à apresentação teatral do grupo Sapotí CCBB.
Banco CYAN
A Aqualume terá uma tenda exclusiva para o Banco CYAN, um sistema que concede descontos em compras na internet para as pessoas que economizarem água em suas residências.
Pelo site do Banco CYAN (www.bancocyan.com.br), as pessoas têm acesso à média de consumo de água de seu imóvel e, à medida que elas diminuem (ou até mesmo mantêm) o consumo, ganham pontos que podem ser usados como desconto nos sitesAmericanas.com, Submarino.com, ShopTime e Ingresso.com, e ainda para assinar revistas da Editora Abril.
O Banco CYAN funciona como um programa de milhagem, mas o prêmio é para o não consumo. O objetivo do Banco é estimular o uso racional da água e ajudar na conscientização das pessoas, recompensando aqueles que diminuírem o consumo. Desde o lançamento do Banco CYAN, seus correntistas já economizaram mais de 90 milhões de litros de água.
No Rio de Janeiro, o Banco CYAN está disponível para os moradores atendidos pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), ou seja, mais de 10 milhões de pessoas de 65 municípios fluminenses.
Sobre o Movimento CYAN
Lançado pela Ambev em 2010, o Movimento CYAN - Quem vê água enxerga seu valor é um amplo conjunto de ações que visam mobilizar e conscientizar a sociedade sobre o uso racional da água.
Ao longo de seus dois anos, o Movimento contou com inúmeras ações. Dentre as principais estão:
- Banco CYAN: Além do Rio de Janeiro, a iniciativa está disponível no estado de São Paulo, por meio de parceria com a Sabesp, e na cidade de Uberaba (MG), com a Codau.
- Projeto Bacias: Adoção da Bacia do Corumbá-Paranoá (Brasília) para a recuperação do ecossistema local e desenvolvimento de estudos sobre o melhor aproveitamento da água, em parceira com a WWF.
- “Prêmio Água: o mais essencial dos recursos naturais”, em parceria com a agência de notícias IPS, para jornalistas de toda a América Latina.
- Case no Battle of Concepts – disputa pela internet – para mobilizar jovens talentos a dar ideias de como engajar toda a sociedade em práticas de uso consciente da água e fazer com que todos mudem sua atitude.
- Apoio ao Concurso Água no Festival do Minuto, em que os participantes foram convidados a criar um vídeo sobre o tema.
- Apoio e participação da mega exposição Água na Oca (São Paulo e Rio de Janeiro)
- O lançamento de um dos mais completos acervos de informação geral sobre água em língua portuguesa, com centenas de reportagens e textos informativos, além de vídeos e infográficos. Esse material pode ser encontrado no site www.movimentocyan.com.br
- Parceria com a ONG Waves For Water que levou água para mais de 40 mil pessoas graças à doação de filtros à população atingida pelas enchentes no estado do Rio de Janeiro, às comunidades de baixa renda em São Paulo e também às comunidades ribeirinhas dos rios Amazonas, Gurijuba e Araguari.
- Apoio ao projeto Gastronomia Sustentável, ação que envolveu cem restaurantes de São Paulo, estimulados a reduzir seu impacto no meio ambiente.
Saiba mais sobre o Movimento CYAN no site www.movimentocyan.com.br e no Twitter @movimentocyan
Sobre a Biruta
A Biruta Ideias Mirabolantes, empresa de inovação em comunicação, foi criada em 2003. Com sede no Rio de Janeiro e escritórios em São Paulo e Fortaleza, a agência atua operacionalmente em todo o país, desenvolvendo e produzindo ações e projetos diferenciados para expor as marcas de seus clientes. A agência tem cases de sucesso como o Movimento dos Sem Namorados, maior campanha “no brand” da América Latina realizada para o site Par Perfeito, que levou milhares de solteiros para as ruas afim de não passarem o dia dos namorados sozinhos; o Pit Stop Shell, que simulava um verdadeiro pit stop em carros nos principais sinais de trânsito na semana do GP de Fórmula1, entre outros. A agência, que já conquistou importantes prêmios publicitários e é reconhecida umas das melhores empresas para se trabalhar segundo o Great Place to Work, vem se preparando para os grandes eventos que o Brasil passa a sediar. Em 2007 realizou o Aqualume, considerado o maior evento paralelo aos jogos Panamericanos na cidade e, em 2010, o Futebol Arte, Vídeo Map 3D no prédio do MAC em São Paulo, sendo o único projeto chancelada pelo poder público na cidade durante a Copa do Mundo de 2010.
Vicky Nóbrega
AD2M Engenharia de Comunicação
Analista de Comunicação da Ambev - Cearávickynobrega@ad2m.com.br
(85) 3258.1001
AD2M Engenharia de Comunicação
Analista de Comunicação da Ambev - Cearávickynobrega@ad2m.com.br
(85) 3258.1001
Comentários
Postar um comentário