"No próximo dia 16 de abril é celebrado o Dia Mundial da Voz. Quando pensamos nesta data, logo nos lembramos dos professores, atores, cantores, jornalistas, advogados, políticos. Mas a realidade é que todos nós, de uma forma ou outra, fazemos uso desse importante mecanismo de comunicação, e para isso, necessitamos que ele funcione adequadamente.
Para dar o alerta sobre esses cuidados necessários, prestar esclarecimentos e realizar pré-atendimentos ao público em geral, médicos otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos estarão durante toda a semana – 16 a 20 de Abril – no Shopping Del Paseo.
A atividade que faz parte da 14ª Campanha Nacional da Voz tem o principal objetivo de alertar a população sobre os cuidados com a voz e a prevenção das principais doenças que acometem o aparelho vocal, com destaque para o câncer de laringe. De acordo como Instituto Nacional do Câncer (INCA), o mal atinge cerca de 10 mil pessoas todos os anos no Brasil.
Vale ressaltar que mais de 70% da população ativa tem na voz o instrumento de trabalho mais exigido. Portanto, uma alteração vocal compromete a qualidade de vida de um indivíduo no trabalho, no lazer e na comunicação, podendo acarretar importante impacto social, econômico, profissional e pessoal.
A fonoaudióloga Renata Almeida dá o alerta de que todos devem estar atentos aos sintomas como tosse e/ou pigarro constantes; dor, ardência ou incômodo na garganta; dificuldade ou dor para engolir; voz rouca; perda, fraqueza ou falha na voz; dificuldades respiratórias.
Segundo a otorrinolaringologista Erika Gomes, logo ao sentir os primeiros sintomas é de extrema importância a procura de uma orientação médica. Geralmente, o otorrino é o responsável pelo diagnóstico, e o tratamento é feito de forma interdisciplinar entre o otorrino e o fonoaudiólogo. Haguette dá uma dica simples de como saber se está ou não com algum problema de voz. Basta responder a três perguntas:
1 – Você está com a voz rouca há mais de 15 dias?
2 – Sua voz está diferente, por exemplo, rouca, fraca, tensa ou cansada?
3 – A voz melhora quando você fica alguns dias sem falar muito, e piora quando a utiliza de forma intensa?
Se para alguma dessas questões a resposta foi positiva, o otorrino orienta a imediata procura de orientação.
A iniciativa é uma realização da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), em parceria com sua entidade mãe, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Otos – Clínica de Otorrino."
SERVIÇO:
De 16 a 20 de Abril
Shopping Del Paseo – Av. Santos Dumont, 3131. Aldeota.
Das 10 às 22h
Atendimentos: 11 às 13h e 18 às 21h
OTOS – CLÍNICA DE OTORRINO
End: Rua Carolina Sucupira, 1151. Dionísio Torres.
Tel.: 3457.8288
Comentários
Postar um comentário