Para contribuir com a reabilitação social de presidiárias, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), firmou parceria com a Secretaria de Justiça do Estado do Ceará (Sejus). O projeto Fabricando Oportunidades apoiará a comercialização de produtos criados pela população carcerária feminina.
Atualmente, a iniciativa beneficia 38 mulheres, que encontraram na produção de artesanato a oportunidade de reintegração social e remissão da pena. As detentas produzem os mais variados artigos, com diversas técnicas de artesanato, como macramê, crochê, vagonite, patchwork e fuxico. O material é produzido no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa – IPF, e comercializado nos stands de vendas da SDE, localizados nas feiras do Dragão do Mar e na Praça General Murilo Borges (BNB). O dinheiro arrecadado é reinvestido na assistência às presidiárias.
::Mais
Em 2011, o projeto Apoio à Comercialização - Feiras de Fortaleza, da SDE, beneficiou 1.090 produtores nos segmentos de artesanato, confecção e comidas regionais. Ao todo, foram investidos R$ 100 mil, para a realização de feiras artesanais em locais estratégicos da cidade, como Lago Jacarey, Praça de Fátima (Avenida 13 de maio), Praça General Murilo Borges (BNB), Praça D. Deinha (Antônio Bezerra), Praça Deputado Manoel Rodrigues (Igreja Redonda), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Mercado São Sebastião.
Comentários
Postar um comentário