California Filmes apresenta
Uma produção Reef Pictures & Sophia Filmes
Co-produção ATC Entretenimento Estação Luz Filmes & Boa Vontade Filmes
AREA Q
Um filme de Gerson Sanginitto
13 de abril nos cinemas de todo o país!
Link para download de fotos em alta resolução:
NOTAS DE PRODUÇAO
ÁREA Q originou de um profundo desejo do diretor Gerson Sanginitto de contar uma história que envolvesse elementos de ficção cientifica e espiritualismo, somado ao anseio do produtor Halder Gomes em ver nas telas de cinema as impressionantes histórias da região e que fizeram parte do seu imaginário desde a infância.. Baseado em extensa pesquisa sobre os relatos verdadeiros de avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados (ÓVNIS) e abduções, ÁREA Q é um drama /suspense de ficção científica com uma abordagem espiritualista, o que torna o filme original e com uma perspectiva única sobre o assunto.
Filmado no estado do Ceará, Brasil, nas cidades de Quixadá e Quixeramobim, ÁREA Q mostra os arredores incrivelmente belos e únicos dessa região, criando visuais nunca antes vistos na tela grande. Esta área em particular tem a maioria dos relatos de avistamentos e abduções em todo o Brasil.
Envolvido com o projeto nos estágios iniciais de desenvolvimento, o ator Isaiah Washington, aproveitou a oportunidade de ser parte deste esforço emocionante. As filmagens no Brasil duraram cerca de 28 dias e as condições eram exaustivas. O calor seco e altas temperaturas durante todo o dia e noite certamente criaram um desafio para todo o elenco e equipe. No entanto, a paixão de todos pelo projeto era muito mais forte do que as condições e a produção aconteceu rapidamente e sem problemas.
As câmeras Sony F900, fornecidas pela Panavision, ajudaram a capturar a beleza natural e as formações rochosas únicas que cobrem a área. As rochas e pedras têm um visual de outro planeta e muitos especulam se foram ou não levadas para lá por seres do espaço.
O elenco e a equipe ainda passaram por uma situação emocionante quando, numa noite de filmagens externas, o gerador pifou e todas as luzes se apagaram. Presos no escuro por cerca de uma hora em uma fazenda isolada no Ceará, o elenco e a equipe tentaram não transparecer o receio de entrar em contato com qualquer criatura noturna. Todos voltaram sua atenção para o céu, quando luzes piscando foram vistas. Alguns disseram que as luzes eram de um avião, outros disseram que foi um satélite, e outros ainda disseram que foi um reflexo das luzes de rua da cidade vizinha, e alguns ficaram 100% convencidos de que viram um dos muitos ÓVNIS que os moradores acreditam ver frequentemente. Mas, até hoje, não há nenhuma explicação real para o que foi visto naquela noite. A equipe fica feliz em poder dizer que ninguém desapareceu. As luzes voltaram e a filmagem continuou, mas a emoção do que testemunharam ficará para sempre na memória.
Muitos dos habitantes nas duas cidades têm histórias sobre as luzes que vêem, pessoas que tenham feito contato com extraterrestres, e pessoas que foram mudadas para sempre depois de eventos inexplicáveis. Alguns moradores ainda acreditam que o mosteiro local, usado como uma locação no filme, é um aeroporto de ÓVNIS e que há naves chegando e saindo de lá em horário marcado.
A maioria dos figurantes no filme são moradores das duas cidades. Todos estavam tão animados para ver o processo de filmagem de perto, que queriam ser parte da produção e ajudar de qualquer maneira possível. Grande parte do elenco de apoio também é local do estado do Ceará, dando ao filme um visual e sensação únicos e autênticos.
O filme também tem muitos efeitos visuais, alguns óbvios e outros práticos, desenhados e criados por Marcio Ramos, um artista local e cineasta de animação premiado.
ÁREA Q é um conto cativante da redenção de um homem, de crescimento e mudança profunda de suas crenças. Com certeza fará o público pensar sobre a humanidade e as escolhas que temos diante de nós como um povo.
SINOPSE CURTA
Thomas Mathews (Isaiah Washington, GREY’S ANATOMY, ROMEU TEM QUE MORRER, NAVIO FANTASMA) è um repórter muito conceituado no meio jornalístico. Com o desaparecimento de seu filho, sua carreira e sua vida pessoal entram em declínio. Na ânsia de retornar ao trabalho, Thomas aceita fazer uma matéria no Brasil para investigar contatos imediatos de primeiro, segundo e terceiro grau. Já no Ceará, nas cidades de Quixadá e Quixeramobim numa região conhecida como Área Q, Thomas encontra João Batista (Murilo Rosa, COMO ESQUECER, ORQUESTRA DOS MENINOS, OLGA) um morador local que tem muitas explicações sobre o que tem acontecido naquela região e, acima de tudo, sobre o seu filho. Thomas resiste para acreditar no que tem testemunhado mas, aos poucos, vai perdendo seu ceticismo diante dos eventos inexplicáveis.
SINOPSE LONGA
A busca incessante de um pai para encontrar seu filho o leva a uma descoberta extraordinária que irá mudar sua vida para sempre.
Thomas Mathews (Isaiah Washington, GREY’S ANATOMY, ROMEU TEM QUE MORRER, NAVIO FANTASMA) é um repórter excelente, reconhecido no círculo jornalístico como o homem que vai atrás dos fatos para revelar a verdade. Ele é o vencedor do PrêmioConscience-in-Media por expor um escândalo de derramamento tóxico por uma grande corporação.
A vida de Thomas dá uma guinada quando seu filho Peter desaparece. Um ano se passa e Thomas não descobriu nada sobre o sequestro. A busca obsessiva por uma pista que pudesse explicar o desaparecimento de Peter vira a vida de Thomas de cabeça para baixo. Thomas está prestes a perder sua casa e seu emprego.
Seu chefe, Dylan, a fim de ajudar, oferece a ele um projeto especial em que Thomas terá que investigar casos de contatos imediatos do primeiro, segundo e terceiro grau, e até curas milagrosas. O único problema é que Thomas terá que ir ao Ceará no Brasil. Ele definitivamente não quer deixar Los Angeles porque uma nova pista pode aparecer a qualquer momento. Depois de pensar muito a respeito, Thomas decide ir.
No Brasil, ele investiga histórias sobre os avistamentos de alienígenas que ocorreram nas pequenas cidades de Quixadá e Quixeramobim, conhecidas como Área Q. Durante a investigação Thomas conhece João Batista, (Murilo Rosa, COMO ESQUECER, ORQUESTRA DOS MENINOS, OLGA) um fazendeiro que tem muitas respostas sobre o que está acontecendo nessa área e também sobre o filho de Thomas. Uma série de eventos inesperados acaba com o plano original de Thomas, que é escrever a matéria e ir embora o mais rápido possível. Thomas se vê lutando para acreditar no que tem visto, e ele lentamente começa a perceber que está prestes a vivenciar a maior descoberta de sua vida.
BIOGRAFIA DOS CINEASTAS
Gerson Sanginitto (Diretor/Produtor)
Produziu sete longas dos quais dirigiu cinco. O mais recente, Área Q com Murilo Rosa e Isaiah Washington, mistura entretenimento com uma mensagem marcante, o que demonstra seu olhar especifico.
Em 2006 fundou a Reef Pictures, Inc. (www.reefpictures.net), uma produtora independente baseada em Los Angeles, e agora expandiu para o Brasil onde estabeleceu a Sophia Filmes, uma coligada da Reef, (www.sophiafilmes.com) com sede no Rio de Janeiro.
Gerson iniciou sua carreira nas artes cênicas como ator aos 14 anos, e com 20 entrou paraO Tablado de Maria Clara Machado. Descobriu sua paixão por cinema e se mudou para Los Angeles, onde se formou em Produção e direção de Cinema pela California State University Long Beach . Dirigiu sete curtas, tendo dois premiados, Contend (2004) entrou na rota de festivais de cinema, ganhando o ‘Prêmio Grand Festival' no Berkeley Video and Film Festival 2005. Sua comédia The TV Broke (2005) adaptação de um conto de Luis Fernando Veríssimo, foi escolhida para a 16a. Mostra de Cineastas Estudantes do Estado da California no Director’s Guild of América (DGA), em Los Angeles, bem como o Los Angeles Latino International Film Festival 2006, e competiu no Del Ray Beach Film Festival 2007.
Seus primeiros longas-metragens foramMaximum Cage Fighting (2005) (www. echobridge entertainment.com), Melhor Filme de Ação do New York Internatinal Film Festival, Beyond the Ring (2006) (www.quantumentertainment.com) , o seu próximo esforço, o fez se unir novamente com o velho amigo e coordenador de dublês JJ Perry (The Rundown Serenity, Wolverine). The Morgue (2007) (www.lionsgate.com), Seleção Oficial para a mostra do Cine Ceará International Film Festival, Big Game (2008) (www.spotlight-pictures.com), Commander and Chief (2009) e como produtor associado,As Mães de Chico Xavier (2010) (Paris Filmes), com exibição Nacional nos cinemas em 1o de Abril de 2011.
A perseverança de Gerson Sanginitto vem da disciplina que ele adquiriu com as artes marciais. Ele tem duas faixas preta com 4º dan, uma em Judô e a outra em Jiu-Jítsu. Ele tem grande satisfação em dividir seu tempo entre sua academia de Jiu-Jítsu em Culver City, California e sua produtora de cinema.
No momento ele acaba de finalizar seu ultimo longa, Área Q, que foi oficialmente selecionado para a competitiva do Los Angeles Brazilian Film Festival 2011 (www.labrff.com) e indicado melhor filme e melhor diretor. O filme foi também oficialmente selecionado para a competitiva do Hollywood Film Festival 2011 (http://www.hollywoodfest.com/ ) e foi indicado um dos melhores filmes.
Halder Gomes (Produtor Executivo/Produtor)
Halder Gomes é cearense, natural de Fortaleza, formado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Marketing (Universidade de Fortaleza-UNIFOR). Artista plástico e faixa preta em Taekwondo, iniciou sua carreira cinematográfica como dublê de lutas em filmes de artes marciais, em Los Angeles, Califórnia, na década de 90.
Em 2004 fez sua estréia como diretor e produtor no longa-metragem “Sunland Heat” (Casablanca Filmes), primeira co-produção Brasil/EUA, do gênero ação/artes marciais, rodada em território nacional.
Em 2004 escreveu, produziu e dirigiu o premiado curta, “Cine Holliúdy – O Astista Contra o Caba do Mal” (Ocean Pictures do Brasil), vencedor de 42 prêmios e exibido em mais de 80 festivais de 20 países.
Em 2007 realizou o documentário “Loucos de Futebol” (Ocean Pictures do Brasil), outro grande sucesso em festivais, exibido em 25 países, nos 5 continentes.
Em 2007 fez sua estréia como diretor (em parceria com Gerson Sanginitto) em Hollywood, no longa-metragem “The Morgue” (Lionsgate Filmes).
Em 2008 foi Co-produtor do longa “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito” (Fox Filmes), sucesso de bilheteria nos cinemas que iniciou a produção nacional audiovisual do gênero.
Em 2009 foi Produtor Executivo, Co-produtor e Co-autor do argumento de “Área Q” (California Filmes), Co-produção EUA/Brasil, rodado nas cidades de Quixadá, Quixeramobim e Los Angeles.
Em 2010 dirigiu (em parceria com Glauber Filho) o longa “As Mães de Chico Xavier” (Paris Filmes), que levou mais de meio milhão de espectadores nos cinemas.
Em 2010 escreveu, produziu e dirigiu o longa “Cine Holliúdy” (inédito), roteiro 1o colocado no Edital de Filmes de Baixo Orçamento do Ministério da Cultura.
Carina Sanginitto (Diretora de Fotografia / Produtora)
E co-fundadora da produtora independente Reef Pictures em Los Angeles. Ela nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, onde frequentou faculdade para se tornar nutricionista. Em 1996, se mudou para os Estados Unidos, onde ela iria descobrir seu amor pela cinematografia.
Durante seu estudo na escola de cinema daCalifornia State University Long Beach, Carina aprimorou o seu talento para iluminação de filmes. Ela filmou seis curtas-metragens enquanto estudou na CSULB, incluindoContend, um curta-metragem premiado dirigido por seu marido, Gerson e The TV Broke. Ela fotografou mais dois filmes sob a direção de Gerson, os longas-metragensMaximum Cage Fighting e Beyond the Ring, o último, também atuou como co-produtora.
Desde então, Carina atuou como produtora no primeiro longa-metragem da Reef Pictures,The Morgue 2007. Seu conhecimento técnico foi de grande importância no filme, onde ela trabalhou de perto com o diretor de fotografia Jack Anderson, a fim de orquestrar o cronograma para que a equipe pudesse finalizar até mesmo os dias de filmagens mais pesados com relação aos equipamentos.
Carina então fotografou o segundo longa-metragem da Reef, o thriller de vingança Big Game 2007, em seguida, Commander And Chief 2008, Área Q 2010, As Mães de Chico Xavier 2010, Cine Holliúdy 2011 e Psychic 2011.
Claudia Albuquerque
Claudia Albuquerque é cantora, compositora, letrista e pianista. Filha de pais brasileiros, nasceu em Estocolmo, viveu em Londres, Madrid, Teerã, Cingapura, EUA e agora vive em São Paulo. Claudia já teve várias faixas autorais do seu primeiro CD “Music Freedom” em novelas entre elas Passione da TV Globo,Vende-se um Véu de Noiva do SBT e, agora em abril, na novela Máscaras da TV Record.
Em 2011 foi convidada pelo diretor Gerson Sanginitto para compor faixa tema especialmente para seu filme Área Q. A letra de “Take Me Home” foi escrita quase inteiramente durante a exibição do filme num guardanapo de papel no escuro do cinema.
FICHA TÉCNICA
Produção: REEF PICTURES & SOPHIA FILMES
Co-Produção: ATC ENTRETENIMENTO, ESTAÇAO LUZ FILMES & BOA VONTADE FILMES
Produtor/Diretor: GERSON SANGINITTO
Produtores: CARINA SANGINITTO, HALDER GOMES, ISAIAH WASHINGTON & RIC HALPERN
Roteiristas: JULIA CAMARA & GERSON SANGINITTO
Produtores Executivos: HALDER GOMES, LUIS EDUARDO GIRAO, LUCIANO DUARTE
Co-produtores Executivos: SIDNEY GIRAO, LEONARDO MELLO & GLAUBER FILHO
Diretora de Fotografia: CARINA SANGINITTO
Estrelando
ISAIAH WASHINGTON ............................ Thomas Mathews
MURILO ROSA .............................. .............João Batista
TANIA KHALILL .............................. ............Valquíria
RICARDO CONTI .............................. ..........Eliosvaldo
Elenco no Brasil
LEUDA BANDEIRA .............................. .....Dona Lourdes
ADRIANA BORBA .............................. .......Judith jovem
SOUL MOUFER .............................. ............Maria das Graças
RODGER ROGERIO .............................. .....Josias
KARLA KARENINA .............................. .....Dra. Luiza
MARIA FERNANDA MOTA ......................Mulher
DANIEL PORPINO .............................. ........Nilton
HAROLDO SERRA .............................. ........Seu Raimundo
HIRAMISA SERRA .............................. ........Judith
Elenco nos EUA
JORDAN JONES .............................. .............Peter Mathews
LESLIE LEWIS SWORD .............................. Carol Mathews
APOLLO POWERS .............................. ..........Peter Mathews bebe
JENNY VILIM .............................. ..................Cynthia
ANA KELLY .............................. .....................Luz
STEVE FILICE .............................. ..................Dylan
JOHN DEIGNAN .............................. ..............Sargento Williams
RONNIE GENE BLEVINS ............................. Marido com a câmera
LISA CRILLEY .............................. .................Mãe
DANIEL ZYKOV .............................. ..............Filho do Casal
Gerente de Produção
DAYANE QUEIROZ
1a. Assistente de Direção
MIKAELA AYRES
Editor
HELGI THOR
DAVID DAVIDSON
Diretor de Arte
FABIO VASCONCELOS
Música
PERRY LA MARCA
Diretor de Elenco
DAVID GLANZER
Diretor de Segunda Unidade
RIC HALPERN
Supervisor de Efeitos Visuais
MARCIO RAMOS
Maquiagem e Cabelo
FRANCISCO COSTA
MYRNA POWELL
Desenho de Som
JEFFERY ALAN JONES
Musica Original
CLAUDIA ALBUQUERQUE
SOBRE A REEF PICTURES & SOPHIA FILMES
A Reef Pictures, Inc. é uma produtora independente com sede em Los Angeles. Fundada em 2006 por Gerson e Carina Sanginitto, produziu quatro longas, sendo o mais recente, Área Q, uma co-produção Brasileira. Com o intuito de continuar as co-produções com o Brasil, Gerson estabeleceu a Sophia Filmes, uma coligada da Reef Pictures no Rio de Janeiro, que no momento tem 3 longas em desenvolvimento que estão listados abaixo.
Vestido pra Casar – Produção – Sophia Filmes – Gênero, comédia - ficção, longa-metragem, Brasil. Estrelado por Leandro Hassum – No dia do seu casamento, Fernando se envolve em um incidente: ele rasga o vestido de uma mulher, um modelo exclusivo de alta costura. O problema é que essa mulher é casada, estava com o amante e precisa voltar para casa com o vestido. Na correria de conseguir um outro vestido, Fernando vai se metendo em grandes trapalhadas. Status: roteiro em desenvolvimento.
Conspiração – Produção – Reef Pictures/Sophia Filmes – Gênero, ação/drama thriller - ficção, longa-metragem, Brasil. Estrelado por Murilo Rosa – É a história de Moisés, um ambientalista que descobre sem querer uma conspiração bem planejada para a tomada da floresta Amazônica. Status: roteiro em desenvolvimento.
Rainhas do Carnaval – Produção – Reef Pictures/Sophia Filmes – Documentário, longa-metragem, EUA/Brasil. Esta e uma abordagem intima da vida dessas lindas mulheres que se preparam o ano inteiro para se tornar esta figura icônica por apenas um dia como a rainha de bateria de uma escola de samba.Status: pré-produção.
SOBRE A CALIFORNIA FILMES
A California Filmes é uma empresa independente de distribuição de filmes que atua no mercado de cinema, vídeo e televisão. Trazendo filmes de todo o mundo, a distribuidora está sempre presente nos principais festivais e feiras de cinema.
No mercado desde 1991 a California tem como principal objetivo distribuir filmes que unam qualidade e força comercial. Sendo assim, conta com grandes produções de ação, aventura, comédia, romance, guerra, terror, infanto-juvenil, etc. Filmes esses, selecionados para oferecer entretenimento de qualidade a todos os públicos, independente do gênero, o que resultou em grandes sucessos.
Nos cinemas a California Filmes lançou grandes sucessos, ao todo já foram lançados mais de setenta produções. São filmes dos mais diversificados países e que muitas vezes contaram com elenco e diretores consagrados, como os cinco filmes mais recentes do diretor Lars Von Trier, filme premiados como Monster – Desejo Assassino (com Charlize Theron, ganhadora do Oscar de Melhor Atriz) eInverno da Alma (indicado a quatro prêmios Oscar), grande sucessos de bilheterias comoOs Mercenários e As Duas Faces da Lei, e os recentes Conan: O Bárbaro e Tudo pelo Poder,dirigido por George Clooney.
Desde 2004 a empresa distribui filmes brasileiros. Como destaque os premiados,Amarelo Manga (do pernambucano Cláudio Assis) e o documentário O Prisioneiro da Grade de Ferro (do diretor paulista Paulo Sacramento), A Cartomante (Wagner de Assis e Pablo Uranga), Quase Dois Irmãos (de Lúcia Murat), O Diabo a Quatro (de Alice de Andrade) e, em 2012, a California lançará duas grandes produções Bonitinha, mas Ordinária e Área Q.
O diversificado catálogo da California Filmes é o reflexo de uma busca incessante por novidades nacionais e estrangeiras. Sempre presente em festivais internacionais, como Cannes ou Berlim, a distribuidora reafirma sua proposta de trazer às telas brasileiras títulos de caráter reflexivo, produções de vanguarda e sucessos premiados, que têm garantido uma excelente receptividade do público e o reconhecimento da crítica, posicionando-se hoje como uma das empresas mais importantes do mercado.
SOBRE A ATC ENTRETENIMENTOS
A ATC Entretenimentos surgiu com a proposta de produzir e co-produzir conteúdo cinematográfico inovador e de qualidade. No seu currículo, entre produções independentes e co-produções, destaque para os longas "As Mães de Chico Xavier", "Área Q" e "Cine Holliúdy" e os curtas premiados, "O Astista Contra o Caba do Mal" e "Loucos de Futebol". No momento a produtora desenvolve mais dois projetos de longa-metragem: "Vermelho, como um entardecer de Monet!" e "Sweet dreams, Cinderella!".
SOBRE A ESTAÇÃO LUZ FILMES
A Estação Luz Filmes, produtora brasileira, com sede no Ceará, surgiu com o objetivo de realizar obras cinematográficas, de abrangência nacional, ligadas a Cultura de Paz e a Espiritualidade. Ao longo destes anos, produziu os longas metragens Bezerra de Menezes, O Diário de um Espírito (2007), dirigido por Joe Pimentel e Glauber Filho, distribuição da FOX Filmes do Brasil; As Mães de Chico Xavier (2011), direção Glauber Filho e Halder Gomes, distribuição Paris Filmes. E coproduziu: Chico Xavier (2010), direção Daniel Filho, distribuição Downtown Filmes, Globo Filmes e Sony; O Filme dos Espíritos (2011), direção André Marouço e Michel Dubret, distribuição Paris Filmes; Área Q (2012), direção Gerson Sanginitto, distribuição Califórnia Filmes. Atualmente, a Estação Luz Filmes desenvolve mais três projetos de longas metragens para o ano de 2012: Bate Coração, Meu Amigo Azul e Se Arrependimento Matasse.
Sobre a Boa Vontade Filmes
A Boa Vontade Filmes atua na produção de curtas e longas-metragens e documentários, com a captação, edição e finalização de produtos audiovisuais. Conta com os mais modernos equipamentos de alta definição, trabalha com os mais consagrados cineastas e atua como co-produtora de filmes que foram e são sucesso de bilheteria, além de possuir sólidas parcerias com empresas especializadas em divulgação e distribuição de filmes.
A Boa Vontade Filmes também trabalha para a fomentação da indústria do cinema brasileiro, incentivando a implantação de pólos cinematográficos e criação de festivais da sétima arte. Tais ações visam estimular a economia da cultura, pois reforçam as políticas de desenvolvimento cultural e de trabalho do nosso país.
Trailer para download:
Informações para a imprensa:
Alessandra Guidoni – Assessora de Imprensa “Área Q” – SP/RJ
imprensa.ag@gmail.com / Tel.: 11 9629.2439
Paula C. Ferraz – Assessora de Imprensa Califórnia Filmes
paula@californiafilmes.com.br / Tel.: 11 7879.8411
Comentários
Postar um comentário