(www.cmfor.ce.gov.br) - Diante dos recentes casos de crimes cometidos em bancos de Fortaleza, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT), propôs nesta quinta-feira, 22, a realização de uma consolidação de leis sobre segurança bancária.
Nesta legislatura, a Câmara aprovou e a prefeita Luizianne Lins sancionou duas leis que tratam do assunto: uma, de autoria dos vereadores Marcus Teixeira e Vitor Valim (ambos do PMDB), determina que os bancos instalem biombos nos caixas para impedir a visão das transações realizadas; outra, elaborada por Plácido Filho (PDT), veta a entrada de pessoas usando chapéus, capacetes e outros itens que impeçam o reconhecimento dentro das agências.
Acrísio apresentou nesta quinta-feira minuta de projeto elaborada pelo Sindicato dos Bancários propondo uma lei abrangente sobre procedimentos de segurança nos bancos. Segundo ele, este documento será estudado e debatido entre os vereadores para elaborar a consolidação. “Isso demonstra nossa preocupação com o cidadão e com seu direito de ir ao banco e fazer suas transações sem correr risco de vida.”
Outras leis que podem fazer parte da consolidação foram citadas pelos vereadores. Iraguassú Teixeira (PDT) citou lei de 1993 que determina a instalação de detectores de metais nos bancos e Walber Fé e Força (PTN) lembrou de lei de 1992 que estabelece a instalação de portas giratórias nas agências. Uma nova proposta, apresentada hoje por Paulo Gomes (PMDB) visa criar lei que obrigue os bancos a instalar bloqueadores de sinal de celular.
Comentários
Postar um comentário