(www.cmfor.ce.govr.br) - A comenda que reverencia uma das maiores referências das artes plásticas de Fortaleza marca, em sua primeira edição, uma homenagem aos artistas que conviveram com Zenon Barreto e destacaram-se como ícones da linguagem. No próximo dia 28 de fevereiro, Nice Firmeza, Descartes Gadelha e Sérvulo Esmeraldo serão os primeiros agraciados com a Medalha Zenon Barreto, em solenidade na Câmara Municipal, com início às 19h30.
A iniciativa do vereador Guilherme Sampaio (PT) tem como objetivo homenagear as pessoas que contribuíram para a formação, produção, difusão e consolidação das artes plásticas do Ceará.
Na justificativa, Guilherme ressaltou a importância de homenagear os artistas plásticos que enaltecem, por meio da arte, o povo e a cultura do Ceará. A medalha traz o nome Zenon Barreto por reconhecê-lo como um dos mais completos artistas da área. Zenon foi pintor, escultor, desenhista, gravador, cenógrafo e figurinista. Presidiu a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) em 1956, e recebeu várias premiações. Suas obras estão expostas por todo o Brasil. Zenon faleceu em 2002.
A solenidade está marcada para o fim de fevereiro em alusão aos 10 anos de morte de Zenon Barreto. Os primeiros agraciados tiveram seus nomes referendados por ocasião da aprovação do projeto de resolução que criou a comenda, em deferência aos laços afetivos e profissionais que uniram suas carreiras ao patrono da referida medalha.
A medalha será concedida anualmente pela Câmara Municipal de Fortaleza a três pessoas, em sessão solene a ser realizada no dia 8 de maio, data em que se comemora o Dia do Artista Plástico. A escolha dos agraciados será feita por representantes da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara, Secretaria de Cultura do Estado e do Fórum Cearense de Artes Visuais.
Com informações de Anna Regadas.
Comentários
Postar um comentário