O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realiza, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), amanhã (8), das 9 às 17 horas, uma campanha de doação de sangue. Uma mini-estação do Hemoce vai ser montada no hall do auditório principal do HGF. Após uma pré-triagem no próprio hall, os doadores voluntários serão encaminhados para triagem individual, onde passarão por uma pequena consulta. Após esta triagem, é servido um lanche aos doadores, para melhorar os níveis de glicemia e hidratação, reduzindo os riscos de problemas durante a doação. Passados 10 minutos do lanche, é iniciada a coleta, que será realizada no mini-auditório Antônio de Pádua, onde serão disponibilizadas seis cadeiras de coleta. O volume máximo de sangue colhido é de 450 ml e o tempo médio da coleta é de sete minutos.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 65 anos, estar saudável e ter mais de 50 quilos. É necessário apresentar um documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, como RG e Carteira de Habilitação. Os candidatos à doação com idades entre 16 e 18 anos devem estar acompanhados por um responsável.
Para o dia da doação, é recomendado que o doador não esteja em jejum, faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evite fumar por pelo menos duas horas antes da doação e evite alimentos gordurosos.
Os homens podem doar sangue quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses entre as doações, e as mulheres três vezes por ano, com intervalo de três meses.
O comprovante da doação é enviado para a casa do doador em 40 dias. O sangue coletado passa por vários exames, que apontam a tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina e testes para hepatite B e C, sífilis, Doença de Chagas, HIV, HTLV I e II.
Banco de Medula Óssea
Quem for doar sangue nesta campanha vai ter a oportunidade de se inscrever no cadastro de doadores voluntários de medula óssea para o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Para se tornar um doador de medula óssea, é necessário que a pessoa tenha entre 18 e 55 anos de idade, esteja em bom estado geral de saúde e não tenha doença infecciosa ou incapacitante. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 10 ml.
Mantido pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Redome é um banco de dados com informações de possíveis doadores. Quando é localizado um doador compatível com algum dos receptores em potencial, cadastrados no Registro Brasileiro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), o Inca entra em contato com o doador e toma as providências para o transplante.
Agência Transfusional do HGF
O Hospital Geral de Fortaleza, HGF, realiza mensalmente cerca de mil e quinhentas transfusões de sangue. No entanto, a reposição ainda é muito baixa. São apenas cerca de 80 bolsas de sangue repostas a cada mês. Com esta campanha, a agência transfusional do HGF espera aumentar o número de doadores voluntários e, assim, chegar a um mínimo de 150 bolsas coletadas por mês. A ideia é repetir a campanha pelo menos a cada três meses.
Campanha nacional de doação de sangue
A campanha de incentivo à doação de sangue realizada pelo Ministério da Saúde tem como lema: Essa corrente precisa de você. Doe sangue. Doação de sangue é um ato de solidariedade. Quando uma pessoa precisa de sangue, precisa de mim, precisa de você, pois não há nada que substitua o sangue. Este é um pequeno gesto que pode salvar muitas vidas. Porque tem sempre alguém esperando sua doação.
Saiba mais sobre a campanha, clicando o link abaixo:
Mais informações:
Assessoria de Comunicação do HGF - (85)3101-7086
Posto de Coleta de Sangue do HEMOCE - (85)3101-2300
Comentários
Postar um comentário