Maior programa de microcrédito produtivo orientado do Brasil, o Crediamigo do Banco do Nordeste acaba de atingir a marca de 1 milhão de clientes ativos. A milionésima cliente chama-se Mara Muce Mariano Nunes. Ela é natural de Natal, no Rio Grande do Norte, onde atua como vendedora de cosméticos. Para incrementar sua atividade, contratou financiamento liberado no dia 30 de novembro, na Unidade Natal Centro (Rua Vigário Bartolomeu, 630. Cidade Alta. Natal RN).
Para tornar-se cliente do Crediamigo, Mara Nunes aliou-se a outros três microempreendedores de sua confiança e área de atuação, que passaram a compor o seu grupo solidário. A metodologia permite que os membros do grupo se avalizem mutuamente, dispensando a apresentação de garantias reais e facilitando o acesso ao crédito.
Em comemoração ao atingimento da meta, houve programação especial em todas as 362 unidades de atendimento do Crediamigo, que foram decoradas com balões e faixas, nesta última quarta-feira, 30. Além disso, houve a entrega de cartões com mensagens para os clientes que visitaram as unidades neste dia.
"Nossa meta era alcançar a marca de 1 milhão de clientes ativos até 31 de dezembro, ampliando dessa forma a participação do Crediamigo no mercado elegível de empreendedores urbanos, com destaque para a participação feminina (65% do total). Conseguimos o êxito com antecedência de um mês, mantendo a qualidade de nossas operações de crédito", informa a superintendente de Microfinança Urbana e MPE do Banco do Nordeste, Anadete Torres.
Segundo ela, o Programa apresenta baixa inadimplência (atraso de até 90 dias sobre a carteira ativa total). Na média de 2011, este indicador siutou-se em 1,07%
De janeiro a outubro deste ano, o Crediamigo já realizou 1,7 milhão de operações de microcrédito, desembolsando um montante de R$ 2,23 bilhões. Estes números representam crescimento de 37% e de 41%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2010.
Novas condições de empréstimo
Em outubro, o Crediamigo ajustou suas condições de empréstimo às do Programa Nacional de Microcrédito, Crescer, do Governo Federal, do qual é referência. Com as mudanças, as linhas de crédito Giro Popular Solidário, Crediamigo Comunidade e Investimento Fixo, tiveram suas taxas de juros reduzidas para apenas 0,64% a.m. Para essas modalidades de empréstimo, a Taxa de Abertura de Crédito (TAC) também baixou, de 3% para 1%.
O objetivo do Banco do Nordeste é fechar 2011 com R$ 2,5 bilhões em recursos desembolsados, no âmbito do Crediamigo, e contratar, até o final do ano, 570 mil operações no âmbito do Crescer, quase 80% da meta estabelecida pelo Governo Federal para todos os bancos públicos, mantendo a posição de maior programa de microcrédito produtivo do País.
O Crediamigo
Com apoio da metodologia de aval solidário, o Crediamigo é líder em operações de microcrédito no Brasil e está presente em 1.878 municípios da área de atuação do BNB - região Nordeste e Norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além das capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
Além do crédito, são disponibilizados aos clientes serviços financeiros como conta-corrente, cartão de débito, seguro prestamista e seguro de vida, incorporando atividades típicas de instituições de microfinanças. Outro diferencial é a Orientação Empresarial e Ambiental – OEA, prestada aos clientes pelos assessores de crédito, com apoio em metodologia e material desenvolvido para este fim.
Rio de Janeiro
O programa também atua em comunidades do Rio de Janeiro, onde a oferta de microcrédito de qualidade vem ampliando os efeitos positivos das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP’s). Esta é a opinião do economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Neri, autor de estudo comparativo que analisa o efeito da implantação das UPPs nas duas maiores favelas da cidade, a Rocinha e o Alemão. O documento está disponível no endereço http://www.fgv.br/cps/favela2/
Segundo ele, o microcrédito potencializa as relações sinérgicas entre a segurança e a economia na formação de direito de propriedade. O economista cita a atuação do Crediamigo, programa do Banco do Nordeste que oferece microcrédito produtivo orientado a comunidades do Rio de Janeiro, em parceria com a oscip Viva Cred e com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, desde 2009. O programa também fortalece a capacidade gerencial dos pequenos empreendedores cariocas, por meio de orientação empresarial.
Comentários
Postar um comentário