Pular para o conteúdo principal



Sete Sóis Sete Luas em Aquiraz


"O Festival Internacional - Sete Sóis Sete Luas terá mais uma edição no Brasil, concretizando o fortalecimento e as relações da cultura local com outras manifestações internacionais, por meio de um importante intercâmbio da música popular do Mediterrâneo. O primeiro município da América Latina a ingressar nesta rede foi Aquiraz, no Ceará, por meio da parceria com a ONG Tapera das Artes. A ação atua para o  desenvolvimento econômico através do setor cultural. Pela terceira vez, Aquiraz irá receber o Festival hoje (19) e amanhã (20), com a presença dos artistas internacionais Korrontzi (País Basco) e Kamafei (Salento, Itália) e dos artistas locais Fabíola Líper e a dupla Ítalo e Renno. A programação do Sete Sois Sete Luas é inteiramente gratuita.
Durante o sábado e o domingo, dias 19 e 20, o Teatro da Tapera das Artes receberá as exibições de dois grupos revelação da música popular contemporânea de, respectivamente, Países Bascos e Itália. Korrontzi de “Euskadi” e os Kamafei da Apúlia. Os dois apresentarão os ritmos incandescentes e as histórias fascinantes das suas terras de origem. No sábado, a programação contará com a apresentação da Orquestra de Violões Tapera das Artes e será encerrada com a apresentação da cearense Fabíola Líper e, no domingo, com os sanfoneiros Italo e Renno. Ainda no domingo, a partir das 10 horas, haverá o encontro dos músicos com os artistas locais e alunos da Tapera das Artes. “O evento é um projeto de intercâmbio, desde músicas raízes até a música contemporânea. O intuito é mostrar a ‘raíz’ ao mesmo tempo em que se abre o mercado para o mundo, para a diversidade cultural”, explica a idealizadora da Tapera das Artes e articuladora internacional, Ritelza Cabral.
Para William Mendonça, produtor geral do festival, a experiência cultural é única e reforçada pelas parcerias e apoiadores que acreditam no evento. "É um projeto de extrema importância para o município e para o Estado, pois promove e fortalece a cultura local em fusão com outros povos”, comenta. A intenção é que o Festival possa alcançar cada vez mais espaços diferenciados. "O entusiasmo e a beleza de todo o pessoal da Tapera das Artes são para o Festival uma das mais enrequecidoras experiências que já tivemos, não apenas a nível artístico e cultural, como a nível humano. O trabalho da Ritelza com aquelas grandes ‘figuras’ dos jovens da Tapera das Artes é emocionante: um verdadeiro exemplo daquilo que é uma missão cultural.Estamos encantados que Aquiraz, a primeira cidade que participou no Festival SSSL no Brasil, seja de aqui a poucos anos, a capital de uma grande Rede de cidades SSSL na América do Sul", aponta Marco Abbondanza, diretor do Festival.
A edição XIX do Festival Sete Sois Sete Luas teve início em Junho em Portugal, passando pela Itália, França, Espanha, Marrocos, Cabo Verde e agora chega no Brasil. Desde 2009, Aquiraz recebe o festival, que, além das apresentações musicais, promove ainda ações como oficinas e workshop. A Rede Internacional Cultural vem realizando diversos projetos com gestores, produtores e articuladores das comunidades europeias e mediterrâneas, o projeto promove ainda a socialização entre artistas de diferentes culturas e o acesso democrático aos seus espectadores e visa a exportação de produtos culturais e a inserção da cidade no circuito de negócios internacionais.
Nascido entre Portugal e Itália, o Festival Sete Sóis Sete Luas desenrola-se, hoje, ao longo de um itinerário que conta já com 30 cidades em 10 países, entre os quais Itália, Portugal, Grécia, Espanha, França, Marrocos, Israel, Cabo Verde, Croácia e Brasil fazem parte. O Festival envolve mais de 400 artistas, oferecendo cerca 150 concertos de música popular contemporânea, acompanhados de exposições de artes plásticas, contando com mais de 60 estreias nacionais e 180.000 espectadores anuais.
Em 19 anos de vida, o Festival inventou o seu próprio gênero, descobrindo mil formas de reinterpretar a tradição popular de modo a torná-la mais apreciada, repleta de novos estilos e misturas musicais, e promovendo colaborações artísticas inéditas. Viagens e miragens sonoras que representam, meticulosamente, o ritmo pulsante do terceiro milênio.
Em Aquiraz, o festival é uma realização da Tapera das Artes em parceria com a Associação Cultural Sete Sois, com produção da WM Difusão Cultural e patrocínio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Cultural do Estado do Ceará (Secult/CE) e as empresas Oi Futuro e Oi.

Sobre Korrontzi (Pais Basco)
Nascido em 2004, Korrontzi representa a nova música do País Basco. Mistura a tradicional “trikitilari” (concertina local) com arranjos originais e uma escola de dança contemporânea e tradicional, a “Oinkari Dantza Taldea”, onde pares de bailarinos ensaiam com sucesso os passos do fandango basco: a plasticidade das danças ajuda fenomenalmente a música. Tudo isto ao som dos temas compostos por Agus Barandiaran, cuja energia parece inesgotável. Com ele, tocam Kike Mora (baixo), Ander de Saratxo (bateria e marimbas) e Iker Lpe de Bergara, especialista em instrumentos de sopro, que revela ao público truques e sons de um pequeno objeto tradicional basco, a “alboka”. O grupo homenageia a cultura popular basca, dando-lhe uma lufada de ar fresco, com influências de todo o mundo, proporcionando um concerto cheio de energia e de alegria, onde a música e a dança fundem-se num estado incandescente.

Sobre Kamafei (Salento, Sul da Itália)
“Kama fei” na antiga língua do Salento, quer dizer “calor que passa”, o calor que nasce dos instrumentos entre o antigo e o moderno, o calor do público quando dança com a música dos Kamafei. Kama Fei, que já colaborou com importantes artistas italianos como Sud Sound System, Uccio Aloisi, é um projeto que propõe a “etnomúsica” do Salento, cantos de amor e temas originais em língua grika, para guardar a memória e a musicalidade de uma grande tradição. Protagonista desta tradição, a Pizzica é uma dança de namoro, típica desta parte da península, que tem raízes na história das agricultoras que trabalhavam nos campos de tabaco. Elas, para evitar as violências sexuais do patrão, fingiam estar possuídas pelo diabo e dançavam como loucas. Agora é uma dança típica das festas tradicionais nas quais as mulheres dançam sem freios e os homens tratam de capturar a atenção delas.

Sobre Fabíola Líper
Cantora e atriz, a cearense Fabíola Líper iniciou seu caminho musical ainda adolescente, no final dos 70, quando integrou o grupo Quarteto Nobre, formado por quatro adolescentes que sonhavam em seguir carreira musical. Fabíola seguiu entre o teatro e a música, investindo mais na carreira teatral. No início dos anos 90 volta a formar um novo grupo vocal: As Blasfêmeas, quarteto composto por mulheres, sob a direção musical de David Duarte, que também integrava o grupo como arranjador e músico. Hoje radicada no Rio de Janeiro, onde segue sua carreira musical, participou do Festival de Música de Camocim-CEe no Festival de Música da Meruoca, onde foi indicada ao prêmio de melhor intérprete. Recentemente gravou seu primeiro álbum, intitulado  “Minha Cara”, onde canta composições de sua autoria e também de autores como David Duarte, Ricardo Guilherme, Gildomar Marinho e André Rio. O Álbum será lançado no início de 2012. Fabíola se define como uma cantora sem um estilo definido e prefere se definir como uma cantora que nem sempre canta o que se toca, mas que sempre canta o que lhe toca à alma. Do Samba ao jazz, da gafieira ao tango, Fabíola Líper é uma cantora cuja intensidade na interpretação encontra raiz no Teatro, sua outra grande paixão.     

Sobre Italo e Renno
Representantes da nova geração de músicos cearenses, a dupla de sanfoneiros Ítalo e Renno vem para acrescentar ainda mais tempero ao tradicional forró nordestino. Eles possuem variedade musical com o uso de elementos de outros estilos como jazz, frevo, chorinho, baião e até música erudita em suas apresentações. A dupla se define como cearense da gema, tendo seu ecletismo a serviço do forró. Os “meninos do Ceará” já têm dois clipes lançados: o primeiro, “Toca Sanfoneiro“ com a participação de um dos ícones da música brasileira, o sanfoneiro Dominguinhos e o outro, “Ceará Terra da Luz”, que conta com outro grande músico nacional, o cantor e compositor Raimundo Fagner. Os dois artistas também fizeram participação no CD “Ítalo e Renno”, lançado para divulgar a dupla. Atuando como acordeonistas, pianistas, arranjadores e compositores, fizeram grandes participações em festivais de jazz pelo país. Atendendo a antigos sonhos, em dezembro de 2010 a dupla concretizou mais um grande projeto, o lançamento do CD cristão “Diante de Ti”. Com uma proposta que vem para agradar toda a família, a dupla de sanfoneiros cearenses – que ficou entre os 100 brasileiros mais talentosos que se destacaram em 2010 pela Revista Contigo! – segue conquistando o público e escrevendo sua trajetória à base de muito trabalho e entusiasmo de sobra.

Programação:

Hoje
Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Antonio Gomes dos Santos, s/n - Centro - Aquiraz - Informações: 85 3361.2704)
20 horas: abertura oficial com a Orquestra de Violões Tapera das Artes e Intervenções Cênicas com o Grupo de Teatro Tapera das Artes
21h30: Grupo Internacional - Kamafei (Salento, Itália)
22h30: Convidado Local - Fabíola Líper

Amanhã)
Local: Palco Oi (Complexo Tapera das Artes)
10 horas: Encontro dos Músicos Internacionais com artistas locais e alunos da Tapera das Artes
19horas: Espetáculo de Dança “Show Brasil” – Cia. CORDAPES
20 horas: Grupo Internacional - Korrontzi (Pais Basco)
21h30: Convidado Local - Italo e Renno

Outras informações sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, assessoria de imprensa do Festival Sete Sois Sete Luas, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Diego Benevides (85) 8878.1405 ou diegobenevides@ad2m.com.br.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Construções a preço de custo são as novas apostas da Colmeia

Após a entrega bem-sucedida do One Residencial no modelo de vendas a preço de custo, a Colmeia segue inovando no mercado ao replicar a mesma experiência na construção do Edifício Altana Meireles.  Na prática, os proprietários das unidades compõem uma razão social - do tipo Sociedade de Propósito Específico (SPE) - que arca com os custos da obra, enquanto a incorporadora administra e executa o projeto. Entre as vantagens desse tipo de comercialização é que há economia compartilhada e eliminação da incidência de custos financeiros por conta do agente bancário, que deixa de ser acionado como agente de crédito imobiliário. Da mesma forma, como os clientes são sócios, o acompanhamento das obras é feito de perto, sendo do interesse dos próprios investidores a celeridade e qualidade da entrega. Antes do empreendimento Altana, a Colmeia já havia usado da confiança adquirida no mercado para viabilizar outra obra com a prática de construção a preço de custo (também conhecida como construção ...

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...

Morre atleta de Fut7 Lucas Serpa

  Rinardo Xavier Lima :  #luto -É com grande pesar, que informo o falecimento do atleta cearense de Futebol 7, Lucas Serpa. A Federação Cearense de Futebol 7 (FCEF7) anunciou a triste notícia em suas redes sociais, destacando-o como um atleta exemplar dentro e fora de campo. Diversos clubes e organizações esportivas também expressaram suas condolências e homenagens a Lucas Serpa, ressaltando sua importância para o Esporte local. Neste momento de luto, a comunidade do Futebol 7 Cearense presta solidariedade aos amigos e familiares de Lucas Serpa". fcef7oficial : É com muita tristeza, que recebemos a notícia do falecimento do nosso atleta Lucas Serpa, atleta exemplar dentro e fora de campo! Desejamos que amigos e familiares possam encontrar conforto nesse momento tão difícil! Lucas Serpa teve morte súbida, nesta terça-feira (4/3/2025).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Construções a preço de custo são as novas apostas da Colmeia

Após a entrega bem-sucedida do One Residencial no modelo de vendas a preço de custo, a Colmeia segue inovando no mercado ao replicar a mesma experiência na construção do Edifício Altana Meireles.  Na prática, os proprietários das unidades compõem uma razão social - do tipo Sociedade de Propósito Específico (SPE) - que arca com os custos da obra, enquanto a incorporadora administra e executa o projeto. Entre as vantagens desse tipo de comercialização é que há economia compartilhada e eliminação da incidência de custos financeiros por conta do agente bancário, que deixa de ser acionado como agente de crédito imobiliário. Da mesma forma, como os clientes são sócios, o acompanhamento das obras é feito de perto, sendo do interesse dos próprios investidores a celeridade e qualidade da entrega. Antes do empreendimento Altana, a Colmeia já havia usado da confiança adquirida no mercado para viabilizar outra obra com a prática de construção a preço de custo (também conhecida como construção ...

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...

Morre atleta de Fut7 Lucas Serpa

  Rinardo Xavier Lima :  #luto -É com grande pesar, que informo o falecimento do atleta cearense de Futebol 7, Lucas Serpa. A Federação Cearense de Futebol 7 (FCEF7) anunciou a triste notícia em suas redes sociais, destacando-o como um atleta exemplar dentro e fora de campo. Diversos clubes e organizações esportivas também expressaram suas condolências e homenagens a Lucas Serpa, ressaltando sua importância para o Esporte local. Neste momento de luto, a comunidade do Futebol 7 Cearense presta solidariedade aos amigos e familiares de Lucas Serpa". fcef7oficial : É com muita tristeza, que recebemos a notícia do falecimento do nosso atleta Lucas Serpa, atleta exemplar dentro e fora de campo! Desejamos que amigos e familiares possam encontrar conforto nesse momento tão difícil! Lucas Serpa teve morte súbida, nesta terça-feira (4/3/2025).