O VIII Fórum de Ideias Inovadoras em Política Públicas – FIP terá como tema “Cidadania Sexual, Homofobia e Políticas Públicas LGBT”, uma iniciativa da Assembleia Legislativa por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas Para o Desenvolvimento do Estado do Ceará/ INESP. O evento acontecerá, hoje (22) e amanhã (23), na Assembleia Legislativa.
Nas últimas décadas, principalmente depois dos anos de 1980, as discussões sobre diversidade, cidadania e direitos sexuais entram, definitivamente, nas agendas dos movimentos sociais organizados e iniciativas governamentais, na tentativa de transformação de uma realidade carregada de violência e estigma. Muito já foi conquistado e transformado, mas ainda convivemos com situações de intolerância e desigualdade de acesso a direitos sociais, devido orientação sexual e identidade de gênero.
Nesse contexto, o VIII FIP, propõe um debate com organizações governamentais e não governamentais atuantes nas lutas pela efetivação dos diretos humanos de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, e no enfrentamento ao preconceito por orientação sexual, com o objetivo de questionar e orientar novos diálogos e propostas de políticas públicas que garantam o exercício pleno da liberdade sexual.
A abertura do evento acontece às 14h30, de hoje (22), no plenário da Assembleia Legislativa, onde haverá o lançamento do MBA em Formação de Políticas Públicas Inovadoras. O debate contará com as participações de Denise Falcão, presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-CE; com o presidente do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), Francisco Pedrosa; com o antropólogo e pesquisador português Miguel Vale de Almeida, referência mundial em pesquisa sobre gêneros e relações homoafetivas; além das coordenadorias Estadual e Municipal, nas pessoas de Andréa Rossati e Orlaneudo Lima.
O segundo dia, amanhã (23), segue com a programação que começa às 9 horas e conta com a participação da psicanalista e antropóloga Elizabeth Fetter Zambrano, além dos representantes dos movimentos sociais das organizações Articulação Nacional de Travestis, Transexuais e Transgêneros (ANTRA) e o Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), uma das organizações LGBT, em funcionamento, mais antigas do Brasil.
INSCRIÇÕES - As inscrições para participar do FIP podem ser feitas no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará: www.al.ce.gov.br.
FIP - Criado para debater as principais questões da pauta pública nacional, o Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas – FIP, é realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) da Assembleia Legislativa do Ceará. O FIP acontece todo mês e já debateu assuntos como mobilidade urbana; erradicação da miséria e a nova classe média; economia verde; políticas de audiovisual; saneamento básico e estatutos das cidades, entre outros.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa
Telefone: (85) 3277.2504
Andrea Fontenele: (85) 9991.6979
Comentários
Postar um comentário