O Ceará terá um representante na etapa final Nacional da Copa Coca-Cola 2011. Após duas vitórias, o Estácio FIC/Fortaleza, campeão regional no estado, garantiu vaga para as quartas de finais do torneio, que será disputada a partir do próximo sábado (26.11), no Rio de Janeiro. A equipe cearense joga contra os alagoanos do Dias de Craque Joaquim Gomes.
Na categoria masculina, 32 equipes disputaram no último final de semana em São Paulo, a fase Preliminar Nacional. O Estácio venceu no sábado (19.11) os gaúchos do Unidos da Praça Cândido de Menezes por 3 a 1 e, no domingo, conseguiu novo triunfo sobre os paulistas do SL Benfica, com o placar de 2 a 1, resultado que assegura os cearenses como um dos oito melhores times da competição.
O feito do Estácio é muito comemorado pelo técnico da equipe, Rafael Lacerda, não só pelos resultados, mas também por causa do pouco tempo de treino e, principalmente, pela integração dos jogadores. “Tivemos apenas um mês para treinar esses garotos, o que não é muito tempo, se tratando de uma competição desse nível. Nosso time é formado por alguns jogadores que estão na escolinha da Universidade Estácio e por outros que vieram de projetos sociais”, revela o técnico.
Agora classificados para etapa Final Nacional, o técnico se mostra confiante em levar o título do maior campeonato de adolescentes do Brasil para o Ceará, mas reitera que o importante agora é aproveitar o momento e se divertir jogando futebol no Rio de Janeiro. “Estamos muito concentrados na competição, mas sempre deixo claro que o importante para eles é aproveitar essa oportunidade e a excelente estrutura que a Coca-Cola está disponibilizando para eles. Mas, já que chegamos até aqui, vamos nos esforçar ao máximo para sermos campeões, afinal, a rapadura é doce, mas não é mole não”, brinca o treinador.
Um dos destaques e capitão do Estácio, o meia Pedro Cardoso Loreiro, 15, quase não é selecionado para o torneio. O camisa 10 só faz parte da equipe graças a sua persistência e uma conversa com o treinador Rafael. “O professor iria me cortar da equipe quando houve os testes para montar o time na etapa regional. Mas, quando expliquei a ele que fazia muito tempo que não jogava futebol de campo, apenas futsal, ele me deu outra oportunidade e agora posso viver esse grande sonho”, conta. O jogador, que torce para o Santos, se inspira no craque do seu time do coração para ser o atleta com mais assistência no Estácio. “Gosto muito do futebol do Ganso, acho que ele é muito mais jogador que o Neymar que todos falam”, analisa Pedro.
Outro jogador da equipe do Estácio, que chama a atenção pela versatilidade em campo, é o camisa 7, Misael Thompson da Silva, de 13 anos. O corintiano diz que viajar para São Paulo e depois para o Rio de Janeiro é um sonho que ele consegue realizar antes dos seus pais. “Tudo o que estamos vivendo é muito especial, vai ficar para sempre em nossas vidas. Essa é uma vontade que minha mãe e meu pai têm de conhecer outros estados. Eles ficaram orgulhosos de mim por eu poder fazer isso primeiro”, conta.
Nessa experiência de viajar e conhecer outros estados graças à Copa Coca-Cola, Misael gostou muito da amizade que fez com os garotos do Rio de Janeiro, companheiros da equipe cearense no transporte de ônibus entre o hotel e os campos. “Eles são muito engraçados e divertidos. Algumas gírias deles é o que mais chama nossa atenção. Uma que achamos interessante é quando eles falam ‘pô bicho’”.
Representante Feminino
O Ceará também esteve representado em São Paulo por um time feminino, com a equipe da Faculdade Colegio Ateneu. As garotas se esforçaram, mas não conseguiram segurar as cariocas do time do Volta Redonda. A derrota de 7 a 0 no sábado, fez com que as cearenses fosse eliminadas nas oitavas de final.
Copa Coca-Cola
No Brasil, a Copa Coca-Cola contou com a participação de mais de 10 mil atletas, divididos em mais de 500 equipes em 27 cidades-sede. Promovido pela Coca-Cola Norsa nos estados do Ceará e Bahia, o torneio vai além do aspecto esportivo, propondo uma celebração das famílias e da vida saudável na comunidade. Para participar, era obrigatório o jovem estar matriculado na escola. No entorno dos campos, o público pode participar de atividades de lazer, como brincadeiras e apresentações musicais, além de palestras sobre estilo de vida saudável, como a importância da alimentação equilibrada e da prática de atividades físicas. Por estimular a adoção de hábitos de vida ativa pela população, o torneio conta com o apoio do Ministério da Saúde. A Copa Coca-Cola é um convite à vida ativa nas comunidades brasileiras.
Sobre a Norsa
A Norsa é uma empresa de bebidas fundada em 1998 pela união dos franqueados Coca-Cola nos Estados da Bahia, do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Com doze anos de existência, alcançou a liderança absoluta do mercado de refrigerantes. Com cinco fábricas (Maracanaú - CE, Simões Filho - BA, Vitória da Conquista – BA, Macaíba – RN e Teresina - PI), além de 10 centros de distribuição e dois centros de vendas, a empresa conta com mais de cinco mil funcionários e fornece refrigerantes, sucos, chás, energéticos, achocolatados, hidrotônicos, isotônicos e águas, além dos produtos Heineken Brasil na região, para cerca de 150 mil pontos-de-venda.
Hoje, a Norsa tem 59,3% de participação no mercado (dados Nielsen de outubro de 2011). Seu faturamento bruto cresceu de R$ 507,2 milhões em 2002 para R$ 1,582 bilhão em 2010, com um crescimento de 23,2 % em relação ao ano anterior.
Comentários
Postar um comentário