As doenças de pele que acometem crianças em todo país, e mais fortemente no Norte e Nordeste – regiões quentes e úmidas -, serão temas de dois eventos, em Fortaleza, promovidos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, hoje e amanhã. O primeiro é o I Simpósio Nacional de Dermatoses Infecto-Parasitárias da Infância, que irá reunir dermatologistas, pediatras e médicos do Programa Saúde da Família de todo o país. O evento será realizado no Hotel Mareiro (Avenida Beira Mar, 2380), das 8 às 17 horas. Amanhã, no Centro de Dermatologia Dona Libânia, das 8 às 12 horas, dermatologistas participarão da campanha de esclarecimento à população sobre estas patologias.
Embora não haja dados precisos relacionados às dermatoses infantis, sabe-se que a cada ano aumentam os casos de crianças com problemas de pele. Dentre as infecções provocadas por bactérias, vírus e parasitas, as mais comuns e também mais perigosas, porque transmissíveis e de fácil disseminação, são impetigo, herpes e molusco contagioso.
De acordo com o diretor do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Heitor de Sá Gonçalves, mesmo com as novas intervenções terapêuticas disponíveis através da rede pública de saúde, estas patologias são difíceis de serem controladas porque estão associadas às condições sanitárias e de moradia. Para ele, falta uma política de campanha educacional que alerte sobre os cuidados que se deve tomar para evitar determinadas dermatoses. Exemplo: As crianças não devem andar descalças em praias, onde há uma incidência grande de fezes de animais; evitar que a criança com impetigo, em momentos de crise, vá à escola, porque a doença é de fácil transmissão”, alerta o especialista.
Diagnóstico e tratamento - O diiretor explica que o objetivo destes eventos é levar ao conhecimento da classe médica e da população informações que viabilizem um melhor atendimento relacionado às dermatoses infecciosas em crianças. “Aos médicos, o objetivo é levantar a discussão sobre o diagnóstico precoce e mais preciso, o que vai viabilizar uma melhor acessibilidade na atenção primária em saúde na rede pública, bem como sobre o tratamento mais adequado para estas patologias que, em alguns casos, são muito semelhantes, o que gera certa dificuldade na definição da melhor opção terapêutica”, afirma.
Já para a população em geral, a campanha visa oferecer esclarecimentos sobre quais as dermatoses, como identificá-las e a necessidade de se buscar uma assistência médica mais imediata. “O objetivo principal é também o diagnóstico precoce, visando o controle da transmissão dessas doenças, já que a maioria delas é transmissível, bem como o controle da disseminação de doenças, como molusco contagioso e impetigo, que são altamente transmissoras e, se não tratadas, podem se disseminar rapidamente. Algumas delas, como a chamada Síndrome da Pele Escaldada, podem levar ao óbito”, afirma.
Serviço:
Os eventos são promovidos pela SBD, através dos departamentos de Doenças Infecciosas e Parasitárias, de Dermatologia Pediátrica e de Hanseníase.
Hoje – Hotel Mareiro (Av. Beira Mar, 2380), das 8 às 17 horas
Público: dermatologistas, pediatras e médicos do PSF
Amanhã – Centro de Dermatologia Dona Libânia, das 8 às 12 horas
Público: população em geral
Maiores informações:
Centro de Dermatologia Dona Libânia - 31015431
Comentários
Postar um comentário