Com uma produção estimada de 40 toneladas de mel de abelha em 2011, o município de Sobral terá, este ano, uma produção recorde do produto. A informação é da Secretaria da Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Sobral. Um dos principais motivos do aumento da produção é atribuído à última estação invernosa, cujo número de precipitações foi bastante acima da média.
O resultado do recorde da produção tem um impacto positivo para a agricultura familiar, com o aumento da geração de renda. Uma boa parte do mel produzido no Município é destinada à merenda escolar e também ao Restaurante Popular de Sobral, através do projeto Compra Direta Local para Agricultura Familiar.
Nos últimos anos, a Prefeitura vem realizando um trabalho com o intuito de reforçar a produção de mel no município, abrindo possibilidades emprego e renda para o homem do campo. A distribuição de colméias, indumentárias (roupas especiais) e fumegadores, entre os agricultores, faz parte do projeto de ampliação da produção melífera de Sobral.
Com a intenção de transformar Sobral em um dos maiores produtor de mel de abelha do Estado, a Prefeitura está investindo na construção de uma unidade de processamento de mel, que irá funcionar no Centec. Essa unidade de beneficiamento vai completar a cadeia produtiva da apicultura e vai gerar oportunidade de estágio para os universitários do curso de tecnologia de alimentos. A instalação da unidade visa também facilitar a comercialização do mel produzido no município. (Com informações da Prefeitura de Sobral).
Comentários
Postar um comentário