Com 16 votos favoráveis, cinco abstenções e um voto contrário, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou nesta sexta-feira (2) parecer técnico da Semace referente ao projeto Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do trecho de Parangaba-Mucuripe. A reunião aconteceu no auditório da Procuradoria Geral do Estado, no Centro Administrativo Bárbara de Alencar.
O presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, que presidiu a sessão, explicou que com esse resultado, a Semace concede a Licença Prévia para o empreendimento. Ou seja, agora, é que vai começar a etapa de avaliação das condicionantes para a implantação do projeto. “Dará início a fase do detalhamento. A comunidade deve ser buscada para definir a questão da nova localização, o valor da indenização entre outras questões que serão tratadas com transparência”, assegura o presidente do Conpam. Foi inclusive criada uma comissão técnica para acompanhar a elaboração e implementação do Plano de Remoção, auxiliando tanto o empreendedor quanto à comunidade.
O projeto do VLT foi apresentado na Semace em julho de 2010. Em maio deste ano, foi protocolado o Estudo de Impacto Ambiental e dois meses depois foi realizada uma audiência pública para divulgação do projeto, na Assembleia Legislativa. O projeto atenderá a demanda do período da Copa do Mundo de 2014 e vai melhorar consideravelmente a situação da mobilidade urbana de Fortaleza.
02.09.2011
Assessoria de Imprensa do Conpam
Elizabeth Rebouças / Ester Oliveira ( bethreboucas5@hotmail.com / 85 3102.1234 - 8848.2022)
Comentários
Postar um comentário