Um réu sem pátria e sem época molda em seus movimentos a face de Judas Iscariotes, personagem histórico, e discute a questão da culpa do homem na peça “Judas” (RS) durante a 9ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental no domingo (28) no Teatro Via Sul. A peça, encenada pelaCooperativa de Atores de Alegrete, terá duas apresentações no dia 28, primeiro às 19 horas e, em seguida, às 21 horas. Os ingressos para os espetáculos da 9ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental podem ser obtidos mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis e um (1) livro não-didático em cinco pontos de troca localizados nos shoppings Aldeota, Benfica, North Shopping e Via Sul, além da sede do Hemoce.
A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental retorna com apresentações nos dias 26 a 28 de agosto, no Teatro Via Sul. Ao todo, serão encenadas sete peças de companhias teatrais dos Estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, trazendo exemplos positivos e mensagens de paz, amor, respeito e ajuda ao próximo. Este ano, a Mostra presta uma homenagem à figura do pacifista indiano Sathya Sai Baba, morto em abril deste ano e cuja trajetória de vida foi marcada pelo ensinamento de princípios de paz, não-violência, amor divino e retidão. Mais informações pelo sitewww.teatrotranscendental.com.
O monólgo de “Judas” (50 min) foi encenado às internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (BR 116, Km 27 – Itaitinga) na última segunda-feira (22), às 9 horas. Na quinta-feira (25), às 15 horas, os internos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (BR 116, Km 17 – Itaitinga) também receberão a apresentação.
Sobre a peça “Judas”
Utilizando apenas um tecido, o ator Joel Cambraia Machado dá forma a figuras plásticas que sintonizam-se com as falas, com os gestos e juntos criam uma atmosfera que se assemelha a um tribunal, onde o público é o júri de um fato que se repete através dos séculos e inquieta a humanidade: a culpa do homem.
Elaborado a partir dos fundamentos da Antropologia Teatral (estudo do comportamento humano quando o ator usa sua presença física e mental em uma situação organizada de representação e de acordo com os princípios que são diferentes dos usados na vida cotidiana), desenvolvida por Eugênio Barba, o espetáculo “Judas” desestabiliza os sentidos, mesclando dor, revolta, indignação e reflexão.
• Judas (Ficha Técnica)
Grupo: Cooperativa de Atores de Alegrete.
Texto: Clóvis Pinto da Silveira
Atuação: Joel Cambraia Machado
Participação especial da atriz: Tatiane Quintana
Técnico de som e iluminação: Alisson Machado
Produção: Paulo Amaral
Duração: 50min
Classificação etária: 12 anos
Município: Alegrete / RS
• “Judas” (RS) – 9ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental
Local: Teatro Via Sul
Domingo (28/agosto) – 19 horas e 21 horas
• Mais informações com a AD2M Engenharia de Comunicação, empresa responsável pela assessoria de imprensa da IX Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, pelo fone (85) 3258.1001, falar com Davy Nascimento davynascimento@ad2m.com.br; ou com Mauro Costa (85) 8879.8474 – maurocosta@ad2m.com.br
Comentários
Postar um comentário