A Associação dos Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla do Estado do Ceará (AAPEMCE) realiza na próxima terça-feira, 30 de agosto, uma ação para reunir amigos e portadores de esclerose múltipla. A ideia é esclarecer a população sobre a doença e o tratamento, oferecido pelo SUS
Para marcar o Dia Nacional para a Conscientização da Esclerose Múltipla, instituído no dia 30 de agosto, a Associação dos Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla do Estado do Ceará (AAPEMCE) realiza na próxima terça-feira, 30 de agosto, uma ação para marcar a data. Pacientes, amigos e familiares dos portadores de esclerose múltipla vão se encontrar na Praça Luiza Távora(Praça da CEART) das 15 às 21h. Na ocasião, estão previstas atividades de esclarecimentos sobre a esclerose múltipla e palestras motivacionais para portadores e familiares. A ideia é que a população possa conhecer melhor esta doença, desfazendo mitos de que esta doença impossibilitaria a convivência social e de que todos os portadores seriam incapazes.
Os participantes do evento terão oportunidade de desfrutar de recursos oferecidos pelo espaço, onde se pode caminhar, correr, andar de patins, de skate ou simplesmente ter um momento de descontração e integração com outras pessoas.
A Esclerose Múltipla
A esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica que aparece mais frequentemente em adultos jovens. A doença é hoje a segunda maior causa de sequela neurológica entre pessoas jovens ficando atrás apenas dos traumas. Os sintomas podem incluir:
Perda de visão Dormência
Visão dupla Dor
Rigidez Problemas no controle da bexiga e intestinos
Fraqueza Fadiga
Falta de equilíbrio
A doença acomete 18 de cada 100 mil habitantes no Brasil e é mais comum em mulheres. A proporção é de duas mulheres para cada homem. Os sintomas aparecem dos 15 aos 50 anos e podem se agravar caso não seja feito o tratamento adequado.
O diagnóstico é feito através da análise clínica e monitoramento de exames como ressonância magnética. O tratamento custa caro e não é coberto por grande parte dos planos de saúde. Na rede particular, o custo mensal por paciente é de 7 mil reais mensais. Desde maio de 2008, pacientes com a doença contam com atendimento especializado e gratuito. O tratamento da Esclerose Múltipla vem sendo oferecido pelo SUS no Hospital Geral de Fortaleza e no Hospital Universitário Walter Cantídio. Hoje, cerca de cem pacientes que tiveram a doença diagnosticada são acompanhados de perto pela equipe do Centro de Tratamento de Esclerose Múltipla do HGF. A equipe chefiada pelo neurologista Artur D`Almeida conta ainda com nutricionista, fisioterapeuta e enfermeira. A equipe conta ainda com o apoio de oftalmologistas, otorrinos e ginecologistas.
Serviço:
Endereço: Avenida Santos Dumont 1589- Aldeota , cruzamento com as ruas: Costa Barros,Carlos Vasconcelos, Monsenhor Bruno
Comentários
Postar um comentário