A presidenta Dilma Rousseff inaugura, neste instante, a Políclínica Regional de Pacajus (CE) e anuncia a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região de Eusébio, a 50 km de Fortaleza.
A Policlínica vai ampliar a oferta de serviços de saúde para cerca de 245 mil habitantes das cidades de Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Ocara, Pindoretama, Fortaleza e Pacajus e será referência regional em duas importantes estratégias nacionais: a Rede Cegonha – voltada à garantia da atenção integral à gestante e ao bebê – e o plano de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
A unidade vai oferecer assistência em ginecologia, mastologia, clínica geral, cardiologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia. Para garantir atenção integral aos pacientes, a Policlínica também realizará exames especializados como mamografia, endoscopia digestiva, ecocardiograma, eletrocardiograma, ergometria, audiometria, ultrassonografia. A estimativa é que 12 mil consultas e exames sejam realizados, todo mês.
Samu - A aquisição de mais 29 ambulâncias – 24 de suporte básico e cinco de suporte avançado – ampliará a capacidade de atendimento na região de Eusébio, aumentando de 14 para 41 o número de municípios cobertos pelo Samu. Mais de 1,7 milhão de pessoas serão beneficiadas. Segundo o Ministério da Saúde, serão destinados pelo governo federal R$ 149 mil para a compra de mobiliário, materiais e equipamentos de informática para o Polo I e mais R$ 8,3 milhões por ano para a manutenção do serviço.
Comentários
Postar um comentário