O POVO circula no próximo domingo, 5, com o Santificado que encerra a série de três cadernos (o primeiro publicado em 30/4, o segundo em 15/5). Além da tipografia de tradição vernacular, que remete ao missal e aos livrinhos de catecismos, outros elementos gráficos de expressivo conteúdo simbólico passeiam pelos três suplementos.
Nesta edição, há o Sagrado Coração como imagem principal do oratório que envolve o miolo de páginas que abrigam tantas outras histórias de fé espontânea. Cercado em chamas e espinhos, o símbolo é de todas as marias, josés, mulheres, cangaceiros, ladrões, índios e frades.
A cor terrosa, que remete às vestes marrons dos devotos, completa a tríade. No primeiro caderno, o azul celeste fez referência ao ar, enquanto no Santificados II, o amarelo amarelo é a cor quente do fogo. Os três elementos da natureza - ar, fogo e terra - dialogam como a força que brota das manifestações de crença do nosso povo.
“Tudo que expressamos ao longo dos Santificados é resultado de pesquisas que atravessaram meses de leituras, observações e muita conversa. Cada história debulhada nas páginas dos três especiais serviu de inspiração para a busca de recursos gráficos capazes de traduzir, ampliar e dar vazão às mensagens”, explica o editor-executivo do Núcleo de Imagem do O POVO, Gil Dicelli. Assim como das outras vezes, o caderno foi dobrado manualmente “A dobradura agrega a questão do manual, do artesanal da religião. É um valor simbólico a mais”, ressalta Gil.
O Santificados III fala do divino em pessoas como Argeu Herbster e Bezerra de Menezes e ao trazer o testemunho da missionária indigenista Maria Amélia sobre o chão sagrado.
A série foi desenvolvida pelo Núcleo de Reportagens Especiais do O POVO. Repórteres e fotógrafos percorreram sertões, serras e litoral catando toda essas manifestações de fé. As imagens são de Deyvison Teixeira, Iana Soares, Igor de Melo, Rafael Cavalcante e Sara Maia. Ilustrações assinadas por Carllus Campos e textos de Ana Mary Cavalcante, Cláudio Ribeiro, Demitri Túlio, Emerson Maranhão, Felipe Araújo e Luís Henrique Campos.
Joelma Leal
Assessora de Imprensa
do Grupo de Comunicação O POVO
do Grupo de Comunicação O POVO
(85) 3255 6055
Comentários
Postar um comentário